Qualidade de vida e avaliação antropométrica de professores de uma rede privada de ensino

Autores

  • Marcia Maria Hernandes de Abreu Oliveira Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP
  • Bruna Andrade Freitas Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch
  • Keliane Galdino Silva
  • Gislene Kauffman Furgêncio Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP
  • Leslie Andrews Portes Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP https://orcid.org/0000-0002-5638-4504
  • Nyvian Alexandre Kutz Universidade de São Paulo – USP https://orcid.org/0000-0003-3905-9061

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v25i2a162572

Palavras-chave:

Antropometria, Qualidade de Vida, Docentes

Resumo

Objetivo: Avaliar a associação entre a qualidade de vida (QV) e parâmetros antropométricos e de docência, de professores de uma rede privada de ensino de São Paulo. Métodos: Realizou-se estudo transversal descritivo com 107 professores, utilizando-se dois questionários autoaplicáveis, abordando aspectos sociodemográficos, variáveis da docência e de QV (World Health Organization Quality on Life Bref - WHOQOL-bref). Após o preenchimento, os sujeitos foram submetidos às medidas de peso, estatura, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC). Resultados: Os professores tinham idade média de 38,2 ± 8,6 anos, 78,5% do sexo feminino, 78,5% casados, 74,8% pertencente à classe B. Todos os professores possuíam ensino superior completo, 64,5% até 10 anos de atuação, 88,8% trabalhavam mais de 20h/semana, 44,9% atuavam em dois turnos ou mais, 55,1% encontravam-se com excesso de peso, 71,1% em risco para doença metabólica e 84,1% consideravam sua QV boa ou muito boa. Nenhuma das variáveis antropométricas, de tempo de docência, de carga horária e da classe econômica, correlacionarem-se significantemente à QV. Correlações fracas, mas significantes, foram observadas entre o tempo de docência e IMC e CC (r=0,26 e r=-0,22, p<0,05). Contudo, verificou-se significante associação (p<0,05) da QV (<71pontos: 35,6±7,9anos vs. ³71pontos: 40,0±9,0anos) com a idade, do IMC (<25kg/m2: 59,0±7,4kg vs. ³25kg/m2: 80,3±15,0kg) com o peso e a circunferência da cintura (<25kg/m2: 80,6±6,9cm vs. ³25kg/m2: 95,9±10,5cm). Conclusão: Embora a percepção da QV seja satisfatória, ela não se relacionou às variáveis antropométricas, sociodemográficas e de docência. Porém, o tempo de docência relacionou-se significantemente ao IMC e à CC.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Qualidade de vida e avaliação antropométrica de professores de uma rede privada de ensino. Acta Fisiátr. [Internet]. 30º de junho de 2018 [citado 29º de março de 2024];25(2):63-8. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/162572