Submissão

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

Os artigos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, datilografados em folha de papel tamanho ofício, em uma só face, com espaço duplo e margens laterais de 3 centímetros. O texto não deve exceder a um total de 25 páginas, incluindo as ilustrações (figuras e tabelas).

Na primeira página do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser mencionado(s) do lado direito, logo abaixo do título. No rodapé da primeira página, através de chamadas apropriadas, deve ser feita menção do patrocinador, caso tenha havido subvenção, da apresentação do trabalho em Reuniões Científicas, se for o caso, e da filiação científica do(s) Autor(es), mencionando Departamento ou Seção, Instituição, CEP, Local e Estado.

A estrutura do artigo, sempre que possível, deve apresentar a seguinte ordenação: título, autor(es), resumo (no máximo 200 palavras), termos para indexação, título em inglês, abstract, index terms, introdução (contendo revisão de literatura), material e r:1étodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (quando couberem) e referências bibliográficas. Quando o artigo for apresentado em língua estrangeira, dele deverão constar em português: título, resumo e termos para indexação.

Citações do texto - As citações de autores no texto são feitas em letras maiúsculas, seguidas do ano de publicação. No caso de dois autores, são incluídos os sobrenomes de ambos, intercalados do e comercial (&); havendo mais de 2 autores, é citado apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et alii.

Em caso de citação de citação, o autor não consultado deve aparecer em letra minúscula, seguindo, entre parênteses, o sobrenome do autor consultado, precedido de apud e acompanhado do ano de publicação.

No caso de duas ou mais obras do(s) mesmo(s) autor(es), publicadas no mesmo ano, elas devem ser identificadas por letras minúsculas (a, b, c etc.) colocadas imediatamente após o ano de publicação.

Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e inéditos devem ser citados no rodapé, não devendo aparecer nas Referências Bibliográficas.

Tabelas - As tabelas, numeradas com algarismos arábicos, devem ser encabeçadas por um título conciso e claro em letras minúsculas, não devendo ser usadas linhas verticais para separar colunas. O tamanho da página impressa é de 12(largura) x 17(altura) em, devendo a representação gráfica ter estas dimensões por base. Tabelas maiores devem guardar esta relação, evitando-se fazer tabelas muito grandes para não prejudicar a nitidez por ocasião das reduções, podendo ser impressas na posição vertical.

Quando for o caso, as tabelas deverão ter indicação de fonte.

Figuras - As figuras (fotografias, gráficos ou desenhos) devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, recebendo a denominação de "Fig.", colocada na parte inferior com a respectiva legenda, em minúsculas. A representação das figuras deve ter por base as dimensões já citadas para tabelas. Gráficos e desenhos devem ser feitos a nanquim preto.

As fotografias devem ser em preto e branco, em papel brilhante, e apresentar bom contraste. O autor assumirá o custo quando queira impressão a cores.

As convenções adotadas devem ser incluídas na área da Figura, em local apropriado.

Cada Figura deve ser identificada no verso ou na margem, a lápis, pelo respectivo número e nome(s) doIs) autor(es), devendo vir acompanhada da respectiva legenda datilografada em folha separada do original.

Nomenclatura científica - A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área.

Plantas, animais etc., deverão ser indicados pelos seus nomes científicos quando o termo for usado pela primeira vez, com exceção dos animais domésticos comuns.

Separatas - Vinte separatas são fornecidas ao autor ou ao primeiro autor.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.