Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

PROCEDIMENTOS PARA ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS REALIZADOS NO SITE DA REVISTA

 

a. Realizar o cadastro (Login/Senha); em seguida na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”. É necessário “salvar” as informações registradas.

b. Passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e ir para o link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”.
São cinco passos:


1. Início: Confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos.


2. Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos Financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado, caso existam.


3. Transferência de originais: transferir o arquivo para o sistema.


4. Transferência de documentos suplementares: transferir arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.


5. Confirmação: Concluir a submissão.

Em seguida, o autor aguardará o e-mail do editor e, nesse período, acompanhará o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou pelo editor da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelo Editor da revista.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO


1 – Todos os textos enviados a esta revista devem ser inéditos, exceção aos casos definidos pela Comissão Editorial, redigidos em português, espanhol, inglês, francês e italiano.


2 – Os textos devem apresentar os seguintes conteúdos conforme as seções:


Artigos – resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento – 15 a 25 páginas.


Dossiês – resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento e ligados ao tema chamado pela revista – 15 a 25 páginas


Teoria em Debate – reflexão teórica sobre temas da Geografia Agrária – 20 a 40 páginas.


Resenhas – contribuições e avaliação crítica de obras atuais (livros, teses e dissertações) relacionadas a temas da Geografia Agrária – 3 a 5 páginas.

Seminário Terra, Alimento e Liberdade – destinada EXCLUSIVAMENTE aos artigos relativos às mesas redondas do Seminário Terra, Alimento e Liberdade: o que você alimenta quando se alimenta.


3 – Os textos devem ser apresentados em linguagem Word for Windows, com espaçamento entre linhas 1,5, recuo de parágrafo de 1,25 cm, fonte Verdana tamanho 11. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297mm), com as margens superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. O tamanho máximo do arquivo não poderá ultrapassar 8MB. Deve-se garantir a avaliação cega pelos pares, portanto não deve permanecer no artigo nenhuma referência aos autores, conforme orientações disponíveis em "Assegurando a avaliação cega pelos pares".


4 – O cabeçalho deve conter o título (e subtítulo, se houver) em português, espanhol e inglês. Nos casos de artigos escritos em francês ou italiano, também deve conter o titulo (e subtítulo) na língua original. Na segunda linha, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e, na terceira, as informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s).


5 – O texto deve ser acompanhado obrigatoriamente de resumos em português, espanhol e inglês, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas (aproximadamente 1100 caracteres), em espaço simples, e uma relação de 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto para cada uma das línguas acima indicadas. Nos casos de artigos escritos em francês ou italiano, também deve conter o resumo e palavras-chave na língua original.


6 – As figuras (mapas, croquís, tabelas, gráficos, desenhos, fotografias, etc) deverão estar inseridas em formato digital .GIF, .PNG, .BMP, .JPG no corpo do texto.


7 – Citações: até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas. Acima de 3 linhas formatar em espaçamento simples entre linhas, recuo à esquerda de 4cm, fonte 10. Em ambos os casos, indicar sobrenome do autor, data da publicação e páginas citadas, separadas por virgulas. No caso de diferentes títulos de um autor do mesmo ano, o dado diferencial será uma letra após a data, conforme exemplos: (OLIVEIRA, 1989, p. 32), (OLIVEIRA, 1989a, p. 40). A referência da citação deve estar contida na bibliografia no final do artigo.


8 – As referências bibliográficas ou de qualquer outra natureza devem aparecer no corpo do texto e na bibliografia. Não se devem utilizar as notas de rodapé para indicação das mesmas. Para maiores detalhes, seguir as normas da ABNT.


9 – Para a composição da bibliografia final, os textos deverão ser colocados em ordem alfabética, espaço simples e uma linha de espaço entre um texto e outro.


10 - O texto deve respeitar as normas ortográficas e gramaticais da língua em que está escrito.


11 – Seguir as instruções disponíveis em Assegurando Uma Avaliação Cega Segura pelos pares de forma a garantir que a avaliação possa ser feita com segurança e isenção.


12 - Caso o texto esteja vinculado a pesquisa financiada por qualquer órgão de fomento, o(s) autor(es) devem, obrigatoriamente, fazer menção a referida agência financiadora. O reconhecimento deverá ser feito através da adição de uma nota de rodapé na primeira página do texto informando o nome da agência, modalidade de apoio (bolsa, auxílio etc.) e nome do projeto ao qual vincula-se o artigo. Estas mesmas informações deverão ser inseridas no formulário eletrônico durante o preenchimento do passo 2 – metadados da submissão (indexação).


13 – Os textos submetidos para publicação serão apreciados por dois pareceristas da Comissão Científica que poderão aceitá-los, desde que algumas modificações sejam feitas ou recusá-los. Em caso de divergência um terceiro parecerista será consultado. Os nomes dos pareceristas permanecerão sob sigilo, bem como informações sobre trabalhos não aceitos. Em caso de recusa da publicação, uma vez considerado o parecer dos avaliadores e feitas as devidas adequações, o autor poderá, caso considerar pertinente, submeter novamente o artigo que passará por todas as avaliações outra vez. As Resenhas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista e estarão sujeitas à mesma política que os artigos. Ao final do processo, após a leitura de prova, o autor terá até 5 dias para manifestar-se de acordo ou não com a composição final. Caso não o faça, ao final do prazo dado, o artigo será publicado. 

14 – Uma vez publicados os textos, o Laboratório de Geografia Agrária/DG/FFLCH/USP deterá todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução com transcrição e com a devida citação da fonte.


15 – Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Comissão Editorial ou da Comissão Científica.


16 – Os trabalhos deverão ser submetidos diretamente no seguinte endereço eletrônico:


http://www.revistas.usp.br/agraria/information/authors


AGRÁRIA - Laboratório de Geografia Agrária do DG/FFLCH/USP

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte verdana de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto possui os resumos em língua original e estrangeiras e está dentro do limite de páginas previsto para a seção à qual está sendo submetido.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • As imagens, figuras e textos utilizadas respeitam as normas de direitos autorais vigentes.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

  • Todos os autores foram registrados nos metadados

  • Os direitos autorais serão cedidos à revista. No caso de publicação posterior em outra revista, o autor assume a obrigatoriedade de consultar o Editor da Revista sobre sua intenção e citar que o artigo foi publicado em primeira versão na Revista Agrária e de indicar as referências corretamente, comunicando a revista sobre o fato.

    Importante: as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para a devida adequação.

     

  • Informe no campo “Comentários do Autor” para qual número temático o artigo está sendo submetido.

Dossiê

Dossiês – resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento e ligados ao tema chamado pela revista – 15 a 25 páginas.

Artigos

Artigos – resultados de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento – 15 a 25 páginas. 

Teoria em Debate

Teoria em Debate – reflexão teórica sobre temas da Geografia Agrária – 20 a 40 páginas.

 

Resenha

Resenhas – contribuições e avaliação crítica de obras atuais (livros, teses e dissertações) relacionadas a temas da Geografia Agrária – 3 a 5 páginas.

Seminário Terra, Alimento e Liberdade

Seção criada EXCLUSIVAMENTE para artigos relativos às mesas redondas do Seminário "Terra, Alimento e Liberdade: o que você alimenta quando se alimenta?" com vistas a formar um número especial da Revista. Excepcionalmente os artigos aqui submetidos serão avaliados, cada um, por um membro do corpo editorial e, em caso de problemas, será encaminhado a outro membro.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.