O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice (Libre Office) ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O envio da contribuição, em acesso livre, não será tarifada por qualquer sistema de Processamento de Artigos (APC), bem como manterá a atribuição "Não Comercial (NC)" de acordo com o licenciamento em Creative Commons

Diretrizes para Autores

Destinado a pesquisadores sêniores que queiram socializar suas produções intelectuais inéditas na área de jornalismo popular e alternativo. Os trabalhos deverão ter de 10 a 15 páginas (ou de 27 mil a 34 mil caracteres) e os dossiês deverão ter de 15 a 30 páginas (ou de 27 mil a 81 mil caracteres). Os textos deverão ser iniciados por título e resumo em português, digitado em corpo 12, contendo de 05 a 10 linhas e de três a cinco palavras chaves, com espaçamento simples, incluindo a tradução para inglês (title, abstract e keywords). 

Os artigos devem ser enviados em cópia eletrônica gravados em arquivo no formato RTF (Rich Text Format) ou em formato DOC (Word 97/2003). Tabelas e gráficos devem ser inclusas no arquivo de texto ou enviados em arquivos à parte, com indicativos no corpo do texto sobre sua localização com forma numérica (ex.: tabela 1, tabela 2, gráfico 1, gráfico 2). Arquivos de imagem aceitos: formato GIF ou JPEG. Somente serão aceitos artigos inéditos. As referências bibliográficas devem obedecer às normas Técnicas para apresentação de livros (NBR 6029) da ABNT.

Figuras ou ilustrações são aceitas no corpo do texto e inclusas na contagem das páginas, devendo sua apresentação seguir também as normas da ABNT; As confirmações de aceitação do trabalho serão enviadas exclusivamente por email; Formatos válidos de arquivos eletrônicos: "Word 97/2003" (.DOC) e "Rich Text" (.RTF); Tabelas em "Word 97/2003" (.DOC), Rich Text (.RTF) e "Excel 97/2003" (.XLS); Ilustrações apenas em JPEG (.jpg) ou GIF Estático (.gif).

A fim de facilitar a publicação de pesquisadores estrangeiros, recomenda-se a formatação do texto no padrão ABNT e, excepacionalmente privilegia-se o padrão europeu (APA) que utiliza notas de rodapé com o nome completo do autor, nome da obra e página, embora seja aceito o padrão norte americano de referências (ao longo do texto, citando o autor, ano da obra e página).

Mais informações sobre as normas e padronização da apresentação de textos (Diretrizes para a Confecção de Teses e Dissertações da USP), estão disponíveis em: https://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=67&lang=pt-br

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação sem disponibilização para outras finalidades ou a terceiros.