Metodologia como teoria e prática da pesquisa acadêmica:

a desconstrução da tese de Ecléa Bosi a partir de um modelo metodológico

Autores

  • Andreza Patricia Almeida dos Santos Universidade de São Paulo
  • Guilherme Libardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Larissa Rosa Universidade de São Paulo
  • Lourdes Silva Universidade de Santo Amaro
  • Nadini Lopes de Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa em Comunicação, Modelo metodológico, Desconstrução metodológica, Ecléa Bosi

Resumo

O objetivo deste artigo é desconstruir metodologicamente a tese “Leituras de operárias: estudo de um grupo de trabalhadoras de São Paulo” (BOSI, 1971) a partir de um modelo metodológico de Pesquisa em Comunicação (LOPES, 2001). Assim, este estudo se reporta a um trabalho da disciplina Metodologia da Pesquisa em Comunicação e foi produzido coletivamente por um grupo composto por cinco pessoas. Entre os resultados alcançados no processo de produção do trabalho, destacamos o esforço intelectual em “pensar metodologicamente” o processo de construção de uma pesquisa e, consequentemente, em produzir conhecimento de modo mais eficaz.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreza Patricia Almeida dos Santos, Universidade de São Paulo

    Bacharel em Comunicação e mestra em Ciências Sociais pela UFRRJ, atualmente é doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Seus principais interesses de pesquisa giram entorno de: ficção televisiva, comunicação, etnografia virtual, epistemologia e metodologia

  • Guilherme Libardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bacharel em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pela ESPM-Sul, Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e Doutorando no mesmo programa. Seu tema de pesquisa articula os temas vinculados aos Estudos Culturais, Estudos de Recepção, identidade e interseccionalidade.

  • Larissa Rosa, Universidade de São Paulo

    Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Seus principais interesses de estudo são voltados às construções discursivas e à condição feminina.

  • Lourdes Silva, Universidade de Santo Amaro

    Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Unisa e do Curso de Comunicação. Entre seus temas de interesse destacam-se: os Estudos Culturais e os de Recepção, identidade, metodologia e ficção televisiva.

  • Nadini Lopes de Almeida, Universidade de São Paulo

    Mestre e doutoranda no programa em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e é docente no complexo FMU FIAM-FAAM. Entre seus temas de pesquisa encontram-se as questões referentes à liberdade de imprensa, ética, midiatização, sob a ótica do dinamarquês Stig Hjarvard e jornalismo opinativo.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Como Citar

Metodologia como teoria e prática da pesquisa acadêmica:: a desconstrução da tese de Ecléa Bosi a partir de um modelo metodológico. (2019). Revista Alterjor, 19(1), 106-128. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/153189