Livro de memórias

dias de Maria. Mmemórias do Cristo Rei

  • Allysson Viana Martins Universidade Federal de Rondônia
  • Maria Victória Silva Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: jornalismo, memórias, Cristo Rei, livro-reportagem, Vilhena

Resumo

Este artigo apresenta o processo de criação do livro de memórias sobre o bairro Cristo Rei em Vilhena, interior de Rondônia. Foram selecionadas personagens marcantes do bairro; empreendimentos importantes para o desenvolvimento do local; e violência e estigmatização a partir da percepção de moradores do bairro. O livro registra memórias ao tempo em que reflete sobre elas, a partir de um enfoque centrado em figuras do bairro que, de outra forma, não receberiam espaço na agenda midiática local. Com percepção subjetiva e sob um viés artístico, a partir da autorreflexão da autora, cuja história se cruza com a do bairro, e do contraste com as técnicas jornalísticas tradicionais, apresenta-se uma nova representação para o Cristo Rei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allysson Viana Martins, Universidade Federal de Rondônia

Professor de Jornalismo e coordenador do COMtatos – Grupo de Pesquisa em Espaços e Temporalidades Comunicacionais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio doutoral no Laboratoire Communication et Politique du Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

Maria Victória Silva, Universidade Federal de Rondônia

Jornalista e membro do COMtatos – Grupo de Pesquisa em Espaços e Temporalidades Comunicacionais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Publicado
2019-07-14
Como Citar
Martins, A., & Silva, M. (2019). Livro de memórias. Revista Alterjor, 20(2), 25-41. Recuperado de http://www.journals.usp.br/alterjor/article/view/154398