O valor-notícia proximidade em Brasil Urgente

  • Julia Lery Miranda PUC Minas
Palavras-chave: Valor notícia, moral, Brasi Urgente, seleção noticiosa

Resumo

O artigo realiza uma retomada dos conceitos de valor-notícia e de noticiabilidade, pensando-os especialmente como manifestações de valores socioculturais (SILVA E FRANÇA, 2017) e morais (SILVERSTONE, 2002). A seleção de notícias, compreendida como um espaço de negociação de significados entre público, comunidade jornalística e veículos de comunicação, é mobilizada, então, como um operador analítico para que se olhe para Brasil Urgente. O telejornal vespertino faz um uso particular da proximidade como valor-notícia (WOLF, 1987), universalizando reportagens sobre crimes e cotidiano urbano, que são tidas por outros veículos como matérias de interesse local e por Brasil Urgente como pautas para um programa nacional. Entendemos que essa flexibilização da proximidade como um valor-notícia é compensada por um discurso do apresentador que justifica as matérias por um viés moralizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Lery Miranda, PUC Minas

Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Atualmente é doutoranda em Comunicação Social na Prontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Publicado
2019-07-14
Como Citar
Miranda, J. (2019). O valor-notícia proximidade em Brasil Urgente. Revista Alterjor, 20(2), 100-115. Recuperado de http://www.journals.usp.br/alterjor/article/view/154677