Algoritmos no Facebook

como entendê-los e considerá-los na produção de notícias

Palavras-chave: Algoritmos, Facebook, produção de notícias, jornalismo

Resumo

Este artigo analisa quais foram as principais mudanças algorítmicas da rede social digital Facebook para entender como isso impactou o processo de produção de notícias no ambiente digital. No que diz respeito à produção jornalística, as mudanças forçaram os produtores de conteúdo a se adaptarem para alcançar bons resultados. Já os indivíduos que não se adequaram, sofreram prejuízos relacionados ao ranqueamento de publicações, por exemplo. Portanto, nota-se a importância de considerar as mudanças algorítmicas no processo de produção não só de notícias, mas como de qualquer conteúdo distribuído na rede social digital. Para compor a análise bibliográfica deste trabalho sobre algoritmos foram consultados os autores Castro (2018), Périco e Souza (2018) e Jurno e D’Andréa (2017). Quanto à produção jornalística, os autores examinados foram Zago e Belochio (2014), Di Felice (2011) e Machado (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rovida Martini, Universidade de Sorocaba

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2014), mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2010), graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Anglo Latino (2005).Tem experiência como jornalista e docente na área de comunicação, com ênfase em jornalismo. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) na linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais. É membro permanente do Grupo de Pesquisa do CNPQ Comunicação e Sociedade do Espetáculo e do Grupo de Pesquisa do CNPQ Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais (MIdCid). Publicou os livros "A segmentação no jornalismo - sob a ótica durkheimiana da divisão do trabalho social" (Novas Edições Acadêmicas) e "Jornalismo em trânsito o diálogo social solidário no espaço urbano" (Edufscar).

Jhenifer Neves Costa, Uniso

Jhenifer Costa é jornalista, formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Pós-graduada em Comunicação Corporativa também pelo UNASP. Atualmente, é mestrando em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Trabalha como assessora de comunicação e leciona em Jornalismo no UNASP. 

Publicado
2019-07-14
Como Citar
Martini, M., & Costa, J. (2019). Algoritmos no Facebook. Revista Alterjor, 20(2), 148-161. Recuperado de http://www.journals.usp.br/alterjor/article/view/157853