A produção de sentidos sobre o Vale do Jequitinhonha pela TV Praça

um gesto de olhar para a Comunicação Comunitária

Palavras-chave: Comunicação Comunitária, Audiovisual Comunitário, Análise de Discurso, Vale do Jequitinhonha, TV Praça

Resumo

A pesquisa investiga como os agentes produtores de conteúdo comunitário da TV Praça, uma produção audiovisual realizada por jovens participantes da Assessoria de Comunicação Colaborativa Itaobim 50 anos, projeto Polo Jequitinhonha (UFMG), constroem sentidos sobre o Vale do Jequitinhonha. São analisadas duas edições da TV Praça e suas condições de produção de sentidos, utilizando-se de um aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso, por uma perspectiva da sóciossemiótica. Assim, é levado em consideração as condições de produção e o potencial político da comunicação comunitária, realizada por grupos vistos como subalternos na sociedade. A partir dessas discussões, é possível concluir que quando esses grupos se tornam produtores de conteúdo, construindo sentidos sobre si mesmos, eles conseguem ressignificar estereótipos muitas vezes criados pelos meios de comunicação tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanise Hilbig de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é docente na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: ivaniseha@gmail.com.

Elainy Carmona Pereira, UFU

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado
2020-07-06
Como Citar
Andrade, I., & Pereira, E. (2020). A produção de sentidos sobre o Vale do Jequitinhonha pela TV Praça. Revista Alterjor, 22(2), 145-162. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p145-162