Políticas de comunicação, práticas comunicacionais e ações de resistência:

quando comunidade, cultura e identidade entram em cena

  • Joao Eudes Portela de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) / Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Palavras-chave: Cultura, Políticas de Comunicação, identidade, Tianguá

Resumo

O estudo faz uma reflexão sobre as políticas de comunicação no Brasil, analisando como se estabeleceu esse cenário que tem se configurado em um jogo político e pouco democrático. O descompasso comunicacional tem interferido na produção, acesso e disseminação de mensagens que apresentem a pluralidade cultural brasileira. Observa-se uma ausência de investimentos, legislações e descaso público ao gerir estratégias que minimize lacunas das áreas de comunicação e mídia no Brasil. O cenário se caracteriza pela falta de espaços que promovam à diversidade cultural de sujeitos e sociedades, enquanto comunidades tentam amenizar essa realidade produzindo conteúdos em espaços virtuais minimizando essa falta de representatividade com o intuito de (re)construir uma sociedade culturalmente mais plural e democrática.

 

 

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Publicado
2020-07-06
Como Citar
Sousa, J. E. P. de. (2020). Políticas de comunicação, práticas comunicacionais e ações de resistência:. Revista Alterjor, 22(2), 163-179. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p163-179