Contando História através de Estória

Processo estoricizante e o storytelling como forma alternativa de transmissão de fatos históricos

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Storytelling, Historiografia, Narrativa, Comunicação Alternativa, Ficção Histórica

Resumo

O presente artigo deseja refletir acerca da condição da ficção histórica como forma alternativa de contar a História através de ficção, ou seja, de estórias. A partir de um debate acerca da tradição do storytelling e de suas possíveis tensões com a historiografia, há aqui a construção de um conceito teórico de nossa autoria: o processo estoricizante. Assim, o artigo se propõe tanto a definir o conceito, demonstrar sua existência em uma tradição brasileira e internacional de transmissão de fatos históricos, seja no jornalismo seja na literatura, bem como destacar algumas produções, inclusive do próprio autor que desenvolve pós-doutorado sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e Doutor em Meios e Processos Audiovisuais, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Referências

ASSIS, M. de. Crônicas escolhidas. São Paulo: Ática, 1994.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política (Obras Escolhidas v. 1). São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOGOSIAN, E. 100 (monologues). New York: Theatre Communications Group, 2014.
CARDOSO, J. B. F.; SANTOS, R. E. “Humorísticos da TV brasileira: a trajetória do riso”. Lumina. v.2, n.2. Juiz de Fora: UFJF, 2008.
CARR, E. H. Que é História?. Petrópilis: Paz e Terra, 2011.
CORAUCCI, C. Um Show de Rádio: A Vida de Estevam Sangirardi. São Paulo: A Girafa, 2006.
CORNWELL, B. “How Historical is Historical Fiction?” C. J. Adrien Official Website, 2019. Disponível em: https://cjadrien.com/2019/06/22/bernard-cornwell/.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo (Obra Completa vol. 9/1). Petrópolis: Vozes, 2019.
KING, J.; KING, W. “Shakespeare’s History Plays”. No Sweat Shakespeare, 2004. Disponível em: https://www.nosweatshakespeare.com/shakespeares-plays/play-types/history-plays/
PAPEL, L. “Futebol e literatura: Professor reconta jogos das Copas do Mundo em 100 palavras”. Globoesporte.com. Uberlândia: Globo Esporte Triângulo Mineiro, 2018. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/futebol-e-literatura-professor-reconta-jogos-das-copas-do-mundo-em-100-palavras.ghtml.
RODRIGUES, N. A Pátria em Chuteiras: Novas Crônicas de Futebol. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
VENANCIO, R. D. O. “Outros mundos do futebol: o exercício do isomorfismo linguístico na crônica esportiva”. Estudos de Jornalismo e Mídia. v. 11, n.1, Florianópolis: UFSC, 2014.
VENANCIO, R. D. O. Aposte no Mossoró: Uma estória esportiva no Rio de Janeiro dos anos 1930. Amazon: KDP, 2016.
VENANCIO, R. D. O. Pilotos em uma Curva: Monólogo teatral sobre automobilismo. Amazon: KDP, 2017.
VENANCIO, R. D. O. “Performance no gramado, poética no texto: A crônica e o conto de futebol como jornalismo esportivo alternativo”. Revista Alterjor. v. 18, n. 2. São Paulo: CJE-ECA-USP, 2018.
VENANCIO, R. D. O. Como escrever tirinhas de quadrinhos?: Um pequeno manual de roteiro e storytelling. Amazon: KDP/To the Moon, 2019a.
VENANCIO, R. D. O. O Dançarino e o Húngaro: Uma estória são-paulina do futebol dos anos 1950. Amazon: KDP, 2019b.
VENANCIO, R. D. O. “Personagens, estórias, arquétipos e os mascotes sonoros: Estevam Sangirardi, Show de Rádio e a radiodramaturgia do futebol paulista”, 2020, inédito no prelo.
Publicado
2020-07-06
Como Citar
Venancio, R. (2020). Contando História através de Estória. Revista Alterjor, 22(2), 280-297. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p280-297