Rodolfo Wolfgang Ortriwano: relato sobre a irmã Gisela Swetlana, referência nos estudos de rádio no Brasil

Autores

  • Lourival da Cruz Galvão Júnior Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p25-42

Palavras-chave:

Memória., Rádio, Radiojornalismo, Ortriwano

Resumo

Gisela Swetlana Ortriwano dedicou quase três décadas à pesquisa e ao ensino do rádio e do radiojornalismo no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Professora Gisela cursou duas faculdades, fez mestrado e doutorado também na USP, onde ainda se tornou pioneira ao defender a primeira tese que tratou de forma específica de radiojornalismo no Brasil. Todavia, pouco se sabe do percurso biográfico da docente, fato que motivou a entrevista com Rodolfo Wolfgang Ortriwano, professor, jornalista aposentado e irmão mais novo de Gisela. Como metodologia foram utilizados os preceitos da história oral, que revelaram uma trajetória forjada na dedicação ao estudo e ao rádio.

Palavras-chave: 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lourival da Cruz Galvão Júnior, Universidade de Taubaté
    Professor-assistente no Departamento de Comunicação Social e docente e pesquisador nos Mestrados Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU). Coordena os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba/SP. Graduado em Jornalismo, é mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, onde faz pós-doutorado com supervisão do Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly.

Referências

BRAGA, Milton; DELIJAIKOV, Alexandre; MAYUMI, Lia. Convênio Escolar: análise e intervenção. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), 2007. Disponível em:<http://www.fau.usp.br/disciplinas/tfg/tfg_online/tr/072/a048.html>. Acesso em: 10 jun. 2020
BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 78 p.
BRAIT, Beth. O processo interacional. In: PRETI, Dino (org.). Análise de Textos Orais. 4. ed., São Paulo: Humanitas, 1999, p. 189 – 214, Projetos Paralelos – Nurc/SP.
GALVÃO JÚNIOR, Lourival da Cruz. Modelo Giselista para o ensino da comunicação: a contribuição de Gisela Swetlana Ortriwano ao Jornalismo. Projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação da ECA/USP como requisito para desenvolvimento de pesquisa em Pós-doutorado. Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/webform/projetos/pos-doc/projeto_pos_doc_lourival_da_cruz_galvao_junior.pdf?keepThis=true&TB_iframe=true&height=500&width=800>. Acesso em: 05 jun. 2020.
LOPEZ, Débora Cristina; MUSTAFÁ, Izani. Pesquisa em rádio no Brasil: um mapeamento preliminar das teses doutorais sobre mídia sonora. In: Revista Matrizes, vol. 6, p. 189-205. São Paulo: EdUSP, 2012.
ORTRIWANO, Gisela S. Memorial. Requisito para ingresso à carreira docente junto às disciplinas Radiojornalismo e Telejornalismo. São Paulo: ECA/USP, 1988.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

Rodolfo Wolfgang Ortriwano: relato sobre a irmã Gisela Swetlana, referência nos estudos de rádio no Brasil. (2020). Revista Alterjor, 22(2), 25-42. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v22i2p25-42