Notícias

Dossiê "Comunicação das periferias"

2020-08-20

A revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. Essa chamada convida pesquisadora(e)s e comunicadora(e)s a apresentar textos e relatos de experiência para o dossiê da edição de janeiro de 2021, sob a organização da profa. dra. Mara Rovida (PPGCC-Uniso) e do Prof. dr. Edgard Patrício (PPGCOM-UFC). A temática do dossiê é Comunicação das periferias. O prazo de submissão é até 3 de novembro de 2020.

Saiba mais sobre Dossiê "Comunicação das periferias"

Edição Atual

v. 22 n. 2 (2020): Jornalismo Popular e Alternativo

A Revista Alterjor chega à 22ª edição com muitas novidades na pesquisa em Comunicação Social. Em meio aos desafios da pandemia, as tendências do jornalismo, surge a evidência do rádio como mídia instantânea na contemporaneidade em meio à necessidade da importância da informação de qualidade como uma paráfrase do sociólogo Herbert Marcuse: tão perto e tão longe.

Publicado: 2020-07-20

Crônicas

Artigos

Especiais

Ver Todas as Edições

A revista Alterjor é uma publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor (ECA/USP), que tem como foco o jornalismo popular e alternativo. O primeiro termo se define pelas práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor, que tenham, como objetivos centrais, o fortalecimento institucional de tais organizações e a socialização de temáticas que envolvam a defesa da cidadania e que defendam o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular. Com isso, Alterjor convida o leitor a pensar sobre a viabilidade da democratização da comunicação para todos os segmentos da sociedade.