Edições anteriores

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 29 n. 01 (2024)

    A Revista Alterjor chega em 2024 em seu vigésimo nono volume com destaque a pesquisas, análises e entrevistas com as principais tendências da comunicação interdisciplinar.

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 28 n. 2 (2023)

    Esta edição apresenta o Dossiê ALCAR Sudeste 2022, com a publicação dos trabalhos completos apresentados no evento realizado nas dependências da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, além dos já tradicionais artigos, entrevistas, especiais e demais colaborações.

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 27 n. 1 (2023)

    A Revista Alterjor inicia 2023 repleta de novidades: confira nesta edição as análises, historiografia, multiculturalismo, impactos da tecnologia na comunicação, dispostos nos trabalhos publicados. Comece o ano novo com uma boa leitura nas tendências do Jornalismo Alternativo e Popular

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 26 n. 2 (2022)

    A Revista Alterjor chega ao seu vigésimo sexto volume com destaque a pesquisas, análises e entrevistas. Aproveite a ocasião para acompanhar os trabalhos em andamento com uma excelente leitura!

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 25 n. 1 (2022)

    A Revista Alterjor chega em 2022 com artigos e análises nas tendências da comunicação interdisciplinar. 

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 24 n. 2 (2021)

    A revista Alterjor tem novidades para a edição do segundo semestre de 2021, com a publicação de artigos sobre as pesquisas mais recentes sobre os processos de comunicação no Jornalismo Alternativo e Popular. Confira e tenha uma boa leitura.

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 23 n. 1 (2021)

    Esta edição traz o DOSSIÊ "COMUNICAÇÃO DAS PERIFERIAS": a partir do  incremento de iniciativas de comunicação desenvolvidas por sujeitos, individuais e coletivos, que buscam criar espaços de produção narrativa pautados por perspectivas engajadas com a multiplicidade de sociabilidades existentes nos territórios não centrais. Além da persistência e o amadurecimento de alguns coletivos com anos em atividade, tais processos parecem se respaldar na profissionalização de idealizadores e membros desses grupos, possuindo tanto a formação acadêmica quanto a experiência prática constituída localmente. Algumas das problemáticas mais recorrentemente observadas nesse cenário dizem respeito às condições de trabalho desses comunicadores, como a sustentabilidade financeira dessas iniciativas e o alcance dessa comunicação entre os públicos das próprias periferias. Leia também os artigos, entrevistas, resenhas, relatório de pesquisa e um ensaio especial sobre os diários de confinamento durante a pandemia da doença Covid-19 com brasileiros e imigrantes no exterior.

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 22 n. 2 (2020)

    A Revista Alterjor chega à 22ª edição com muitas novidades na pesquisa em Comunicação Social. Em meio aos desafios da pandemia, as tendências do jornalismo, surge a evidência do rádio como mídia instantânea na contemporaneidade em meio à necessidade da importância da informação de qualidade como uma paráfrase do sociólogo Herbert Marcuse: tão perto e tão longe.

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 21 n. 1 (2020)

    A 21ª edição da Revista Alterjor está repleta de novidades, com destaque especial para a Crônica Diãrio do Rio, sobre o Rio de Janeiro, escrita pelo professor Leonel Alvarado, da School Of Humanities, da Massey University (Nova Zelândia) e a entrevista realizada por Lenize Villaça Cardoso nos Estados Unidos com a jornalista e radialista Mônica Grayley. Além dos artigos e resenhas, esta edição conta com o depoimento de João Batista de Andrade à pesquisadora Valquíria Kneipp na Série Memória. 

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 20 n. 2 (2019)

    A Revista Alterjor completa 10 anos de publicações nesse semestre. Originada em 2009 com enfoque na divulgação dos trabalhos científicos de Comunicação Social, com seu principal objeto de abordagem o Jornalismo Popular e Alternativo, a Alterjor atinge a marca de 20 edições publicadas, dos quais se incluem dois volumes por ano em periodicidade semestral. Além das seções de Artigos, Entrevistas e Resenhas, as seções Espaço Alternativo, Painel, Memória e Perfil consolidam-se como espaços temáticos dedicados à pesquisa da Comunicação alternativa e popular com pesquisas dirigidas em meio a ensaios e discussões, como os Dossiês, Especiais e Cadernos dos Encontros do Grupo de Estudo sobre Jornalismo Popular e Alternativo.

    Comemore conosco os 10 anos de Alterjor com um boa leitura!

  • Alterjor 17

    Jornalismo popular e alternativo
    v. 17 n. 1 (2018)

    A 17ª edição da Revista Alterjor está cheia de novidades:

    Na seção Memória, Valquíria Aparecida Passos Kneipp apresenta uma entrevista exclusiva feita com cineasta e documentarista Eduardo Coutinho

    A mulher brasileira na Revista Paris Match de 1949 a 2010 é o tema do Especial de Eliza Bachega Casadei.

    O pesquisador Carlos Toural Bran da Universidade Santiago de Compostela, na Espanha, conversa com Carlos Augusto Tavares Junior sobre Esportes Olímpicos e Comunicação.

    Além disso, esta publicação apresenta uma série de artigos sobre jornalismo e comunicação, além dos destaques do tradicional Espaço Alternativo e dos Anais do 7º Encontro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR).

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 12 n. 2 (2015)

    Esta edição da Revista Alterjor traz novidades, com destaque para uma entrevista especial da pesquisadora Luiza Cristina Lusvarghi com a presidente da INTERCOM, Marialva Carlos Barbosa, além de uma homenagem de José Luis Aguirre Alvis ao mestre Luis Ramiro Béltran.  O periódico conta ainda com artigos, ensaios, relatos de pesquisa e uma reportagem de Felipe Parra sobre a  6ª Semana de Jornalismo Popular e Alternativo. Boa leitura!
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 10 n. 2 (2014)

    A revista Alterjor chega ao décimo número publicado com a missão de divulgar as produções acadêmicas dedicados à Comunicação Popular e Alternativa, incluindo os desafios do Jornalismo nos dias atuais. A seção "Especial" traz uma reflexão sobre o fotojornalismo discutindo as proposições filosóficas dos grandes pensadores da área. Além disso, a série "Entrevistas" registra o diálogo com o professor Joaquim Fidalgo, da Universidade do Minho (Portugal), cuja preocupação se expressa no dilema do ensino de Jornalismo com articulação de teoria e prática. Por fim, uma projeto de reportagens sobre os anos de Ditadura Militar no Brasil, realizado por estudantes do curso de jornalismo da ESPM, sob coordenação do Prof. Enio Moraes Jr. Boa leitura!!
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 8 n. 2 (2013)

    Este número da Revista ALTERJOR apresenta trabalhos que refletem sobre a relação entre jornalismo e cultura popular,  em especial, com discussões conceituais sobre o papel da mídia alternativa na sociedade brasileira e latino-americana. Dando sequência à série de entrvistas sobre a "Formação de Jornalista", com o jornalista e docente Igor Fuser.
    Boa leitura!
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 7 n. 1 (2013)

    Este número da Revista ALTERJOR apresenta trabalhos que refletem sobre a relação entre jornalismo e cultura popular,  em especial, com discussões conceituais sobre o papel da mídia alternativa na sociedade brasileira e latino-americana. Em destaque, a segunda entrevista da Série sobre a "Formação de Jornalista", com a pesquisadora Carla Baptista, da Universidade Nova de Lisboa.
    Boa leitura!

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 6 n. 2 (2012)

    Esta edição da Revista ALTERJOR comemora os 90 anos do Rádio no Brasil, com ensaios e artigos sobre o atual momento da comunicação alternativa. Além disso, o professor Enio Moraes Júnior inicia uma série de entrevistas sobre o Ensino de Jornalismo e o primeiro a falar é, nada menos, que Nelson Traquina, uma das principais referências em jornalismo. A edição também apresenta trabalhos sobre Mídia, Jornalismo de Rua e Comunicação Regional, além de um perfil sobre uma personagem diferenciada.

    julho-dezembro/2012
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 5 n. 1 (2012)

    janeiro-junho/2012
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 4 n. 2 (2011)

    julho-dezembro/2011
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 3 n. 1 (2011)

    janeiro-junho/2011

  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 2 n. 2 (2010)

    julho-dezembro/2010
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 1 n. 1 (2010)

    janeiro-junho/2010
  • Jornalismo Popular e Alternativo
    v. 1 (2009)

    agosto-dezembro/2009