“Esse debate não precisa terminar agora!”

A mistura entre jornalismo e infotenimento no programa ‘papo de segunda’ e seus desdobramentos no ciberespaço

Autores

  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará
  • Erick Matheus Nery Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Papo de segunda, Jornalismo, Entretenimento, Infotenimento, Eleições brasileiras de 2018

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como a linguagem do infotenimento, aliada ao jornalismo, fomenta a ampliação do debate no universo digital. Tendo em vista que esta linguagem é alternativa a utilizada nos meios tradicionais, o estudo analisa um episódio do programa “Papo de Segunda”, exibido pelo canal de televisão por assinatura GNT, durante o período eleitoral de 2018. Como percurso metodológico, foram analisados os comentários realizados pela audiência na plataforma de vídeos YouTube. A pesquisa verificou uma série de trocas comunicacionais distintas na plataforma, constituindo-se em um local de debate de ideias, ampliando a conversa apresentada na televisão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erick Matheus Nery, Universidade Federal do Pará

    Graduando em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade e bolsista PIBIC/CNPq no Projeto de Pesquisa “Comunicação, Consumo e Entretenimento: relações de sociabilidade, identidade e interação entre marcas e sujeitos”. 

Downloads

Publicado

2019-07-14

Como Citar

“Esse debate não precisa terminar agora!”: A mistura entre jornalismo e infotenimento no programa ‘papo de segunda’ e seus desdobramentos no ciberespaço. (2019). Revista Alterjor, 20(2), 116-132. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/159038