O papel do locutor esportivo na construção da mensagem de exaltação ao patriotismo

Estudo de recepção do Superclássico das Américas 2014 (Brasil e Argentina), transmitido pela TV Globo

Autores

  • Michele Mendes TV Globo/DF
  • Robson Borges Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Luiza Mônica de Assis Silva Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Vânia Mara Vasques Balbino de Souza Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Eliane Muniz Lacerda Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Alessandra Cristinna Araújo Glerian Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Daniella Rocha Magalhães Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília (UCB)

Palavras-chave:

Comunicação, Futebol, Locutor Esportivo

Resumo

analisa o papel do locutor na construção da mensagem, a partir da reação de um grupo focal. Os estímulos foram caracterizados pela transmissão televisiva, ora com a presença, ora com a ausência de elementos sonoros: o grupo assiste a partida narrada pelo locutor (com áudio e todos elementos sonoros); e depois o mesmo grupo assiste sem esses recursos (sem o áudio). Trata-se de metodologia qualitativa, com aplicação de questionário e observação participante. E traz a representação do papel do locutor e dos elementos audiovisuais que possam trabalhar o patriotismo a partir da linguagem de transmissão da TV Globo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Mendes, TV Globo/DF

    Jornalista e Repórter da TV Globo DF. Membro do Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional. Pesquisadora e colaboradora do PPGCOM/UCB.

  • Robson Borges Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

     

    Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

    http://lattes.cnpq.br/8069653382475080

    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

  • Luiza Mônica de Assis Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista, mestre em Ciência Política e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. Professora e pesquisadora do PPGCOM/UCB.

  • Vânia Mara Vasques Balbino de Souza, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Relações Públicas e mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB.

  • Eliane Muniz Lacerda, Universidade Católica de Brasília (UCB)
    Jornalista e mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB. Vice-líder do Grupo de Estudos Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq).
  • Alessandra Cristinna Araújo Glerian, Universidade Católica de Brasília (UCB)
    Relações Públicas e Mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB
  • Daniella Rocha Magalhães, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista e mestre em Comunicação. Pesquisadora colaboradora do PPGCOM/UCB.

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). Líder do projeto de pesquisa O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal - FAPDF - 193.001.037/2015 - Projeto Externo

    http://lattes.cnpq.br/2233341168995716

    http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834727217712265

Downloads

Publicado

2019-07-14

Como Citar

O papel do locutor esportivo na construção da mensagem de exaltação ao patriotismo: Estudo de recepção do Superclássico das Américas 2014 (Brasil e Argentina), transmitido pela TV Globo. (2019). Revista Alterjor, 20(2), 162-179. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/155698