O valor-notícia proximidade em Brasil Urgente

Autores

  • Julia Lery Miranda PUC Minas

Palavras-chave:

Valor notícia, moral, Brasi Urgente, seleção noticiosa

Resumo

O artigo realiza uma retomada dos conceitos de valor-notícia e de noticiabilidade, pensando-os especialmente como manifestações de valores socioculturais (SILVA E FRANÇA, 2017) e morais (SILVERSTONE, 2002). A seleção de notícias, compreendida como um espaço de negociação de significados entre público, comunidade jornalística e veículos de comunicação, é mobilizada, então, como um operador analítico para que se olhe para Brasil Urgente. O telejornal vespertino faz um uso particular da proximidade como valor-notícia (WOLF, 1987), universalizando reportagens sobre crimes e cotidiano urbano, que são tidas por outros veículos como matérias de interesse local e por Brasil Urgente como pautas para um programa nacional. Entendemos que essa flexibilização da proximidade como um valor-notícia é compensada por um discurso do apresentador que justifica as matérias por um viés moralizante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julia Lery Miranda, PUC Minas

    Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Atualmente é doutoranda em Comunicação Social na Prontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-07-14

Como Citar

O valor-notícia proximidade em Brasil Urgente. (2019). Revista Alterjor, 20(2), 100-115. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/154677