A democracia espetacular à brasileira

consenso e coerção

Autores

  • Emerson Ike Coan Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero". Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo".

Palavras-chave:

Crise política contemporânea, Democracia brasileira, Estado ampliado, Sociedade do espetáculo, Poder espetacular integrado

Resumo

O artigo busca compreender a crise política brasileira contemporânea com base na forma de democracia da fase do poder espetacular integrado, conceito de Guy Debord, vigente dos anos 1980 até os dias atuais, e na forma de democracia observada por Florestan Fernandes na redefinição da autocracia burguesa no processo político de instalação da “nova república”. O fundamento teórico dos processos de consenso e coerção para a sustentação da forma de democracia espetacular à brasileira está no conceito de Estado ampliado de Antonio Gramsci.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emerson Ike Coan, Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero". Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo".

    Membro do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Sociedade do Espetáculo" na Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero".

    Mestre em Comunicação pela Faculdade de Comunicação "Cásper Líbero"

    Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP

Downloads

Publicado

2019-07-14

Como Citar

A democracia espetacular à brasileira: consenso e coerção. (2019). Revista Alterjor, 20(2), 63-87. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/157652