Entre o céu e a terra

as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.162022

Palavras-chave:

Franz Weissmann, esculturas dos anos 1950, Concretismo, Neoconcretismo, arte moderna brasileira

Resumo

As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que caracterizam o Neoconcretismo. Neste artigo, analisamos como esses aspectos das esculturas tornaram-se significativos juntos: primeiro, aplicamos aquilo que a crítica literária norte-americana definiu como “close reading”; depois de descrever seus componentes primários, enfocamos os efeitos expressivos. Assim, as análises de Cubo Vazado, Coluna Concreta, Modelo Neoconcreto, Três Pontos, Ponte e Torre desvelam seu projeto construtivista – que fundamentaria o Neoconcretismo –, objetivando transformar um país que não estava capacitado para implementar uma modernidade tecnológica plena.

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Biografia do Autor

  • Renato Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Renato Rodrigues da Silva concluiu o doutorado em Crítica da Arte na Universidade do Texas, em Austin (EUA), lecionou na Universidade da Columbia Britânica, em Okanagan, e na Universidade Emily Carr de Arte + Desenho Industrial (Canadá). Atualmente, é professor de História da Arte Moderna da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escreveu o livro Fotografia Moderna no Brasil (2ª edição, Cosac Naify, 2004), coeditou o livro Antologia Crítica de Ferreira Gullar no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (Contra Capa, 2015) e publicou artigos nas revistas World Art, Third Text, Word & Image, Leonardo Journal, Fillip, Revista de Estudos Avançados da USP, Revista USP e Concinnitas. No momento, escreve um livro sobre o movimento Neoconcreto.

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950. (2019). ARS (São Paulo), 17(37), 105-142. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.162022