Deslocamento de artistas negras(os) no início do século XX: invólucro, desobediência e ocupação

Autores

  • Deise Santos de Brito Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i1p114-125

Palavras-chave:

Teatro de Revista, Decolonial, Deslocamento, Invólucro.

Resumo

Este artigo apresenta algumas estratégias de articulação construídas a partir do deslocamento de artistas negras(os) do início do século XX, a fim de fortalecer o contexto referente a suas gerações sucessoras. Referências teóricas decoloniais como Walter Mignolo, Lélia Gonzalez e Frantz Fanon dialogam com algumas referências da historiografia teatral, como Roberto Ruiz e Orlando de Barros, para pensar esses processos. O objetivo deste texto é reunir algumas informações que evidencie alguns encontros entre artistas negras e negros afim de colaborar na potencialização de uma historiografia cada vez mais crescente que vem abordando a presença da(o) artista negra(o) na cena brasileira.

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Biografia do Autor

  • Deise Santos de Brito, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Artista da dança, do teatro e educadora. Mestra em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é pesquisadora visitante na University of Louisville, Estados Unidos.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Deslocamento de artistas negras(os) no início do século XX: invólucro, desobediência e ocupação. (2017). Revista Aspas, 7(1), 114-125. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i1p114-125