A resistência das artistas

interações entre teatro e luta armada em São Paulo entre 1967 e 1971

Autores

  • Maria Lívia Nobre Goes Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i2p109-121

Palavras-chave:

Teatro político, Luta armada, Mulher, Presídio Tiradentes

Resumo

As interações entre teatro e luta armada no fim da década de 1960 foram variadas e complexas. Além da presença do tema em espetáculos importantes, houve uma efetiva participação de artistas em organizações clandestinas. Nessa relação, as mulheres tiveram papel decisivo. Este é um mapeamento inicial das variadas formas dessa relação e suas consequências estéticas e culturais, com destaque para um espetáculo teatral pouco conhecido, escrito e encenado por presas políticas no Presídio Tiradentes, que discutia aspectos da própria guerrilha.

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Biografia do Autor

  • Maria Lívia Nobre Goes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Mestranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação do Prof. Dr. Sérgio de Carvalho.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

A resistência das artistas: interações entre teatro e luta armada em São Paulo entre 1967 e 1971. (2019). Revista Aspas, 8(2), 109-121. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i2p109-121