A Segunda Blognovela da História: Autobiografia. Impessoal. O Falso, Possível Tendência Teatral Contemporânea.

Autores

  • Erlon Cherque Pinto Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p136-143

Palavras-chave:

Teatro Contemporâneo, Estética do Falso, Narrativas.

Resumo

A SEGUNDA BLOGNOVELA DA HISTÓRIA: AUTOBIOGRAFIA. IMPESSOAL., de Erlon Cherque e Guilherme Miranda, apresentada uma vez em tempo real e gravada para transmissão online. Em lugar do novo, estabelece-se a dinâmica da diferença e negociação entre configurações estéticas teatrais. Tomando por base o Método Matricial (Jacó Guinsburg e Rubens Brito), estabeleceu-se o agrupamento de obras do encenador Gerald Thomas. A matriz criativa resultante: tendência ao falso. O elemento-procedimento de interesse para recriação da matriz criativa (tendência ao falso) foi a blognovela a partir do evento "A primeira blognovela da história: o cão que insultava mulheres, kepler, the dog". As categorias (metodologia, processo de criação e poética teatral) tornam-se posições temporárias e reversíveis no contexto da tendência ao falso.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erlon Cherque Pinto, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Artes Cênicas
    Doutor em Teatro pela Universidade do Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Adjunto, Departamento de Artes Cênicas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Coordena o Grupo de Pesquisa A Poética Cênico-dramatúrgico Conjugada. Coordena o Projeto de Extensão Mascate, Laboratório de Teatro Contemporâneo Itinerante. Filiado à ABRACE, Grupo de Trabalho Teorias do Espetáculo e da Recepção.

Downloads

Publicado

2013-12-04

Edição

Seção

Forma Livre

Como Citar

A Segunda Blognovela da História: Autobiografia. Impessoal. O Falso, Possível Tendência Teatral Contemporânea. (2013). Revista Aspas, 3(1), 136-143. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v3i1p136-143