O uso dos multimeios no processo de ensino-aprendizagem da Escola General Rodrigo Otavio – EMGRO

  • Valdilene Leobino Moura Silva Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação.
  • Márcio Bezerra Da Silva Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação
  • Rosa Zuleide Lima de Brito Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação .
Palavras-chave: Multimeios, Recurso Audiovisual, Biblioteca, Biblioteca Escolar

Resumo

Apresenta, a partir da nossa observação, o uso dos Multimeios, também chamados de Recursos Audiovisuais, na Escola Municipal General Rodrigo Otavio (EMGRO). Adota como fundamentação teórica a Biblioteca Escolar e Multimeios, elencando definições e categorizações. Aborda a Biblioteca Maria Ruth de Souza do EMGRO e seu acervo de Multimeios com o objetivo, a partir de um percurso metodológico constituído das técnicas bibliográfica, descritiva e observação, apresentar o uso dos Multimeios pelos funcionários da EMGRO. Demonstra, como resultado de pesquisa, o interesse dos alunos pelos Multimeios; a falta de bibliotecários; além da falta de investimento, ações de planejamento e divulgação dos Multimeios. Conclui-se da necessidade da adoção de ações de uso dos Multimeios aos funcionários da Escola no processo de ensino-aprendizagem, destacando os professores, bem como da realização de novos estudos para acompanhar e comprovar se as ações propostas foram realmente aplicadas, e de que forma estas contribuíram no processo educativo da Instituição. Enfim, em todas as Instituições de Ensino, pesquisas como essa devem ser realizadas, já que a Biblioteca proporciona a extensão da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdilene Leobino Moura Silva, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação.
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Márcio Bezerra Da Silva, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Rosa Zuleide Lima de Brito, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciência da Informação .
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFMG/UFPB/UFPE). Professora Assistente IV do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Publicado
2013-01-10
Como Citar
Silva, V., Da Silva, M., & Brito, R. (2013). O uso dos multimeios no processo de ensino-aprendizagem da Escola General Rodrigo Otavio – EMGRO. Biblioteca Escolar Em Revista, 1(2), 45-62. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106563
Seção
Artigos