Diagnóstico para melhoria contínua nas Bibliotecas Escolares do município de Indaial/SC

Autores

  • Viviane Vahldick
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Karpinski Universidade Federal da Integração Latino
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2017.112937

Palavras-chave:

gestão da informação, gestão da qualidade, melhoria contínua, biblioteca escolar, bibliotecário escolar.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar elementos para um diagnóstico da realidade de oito (08) bibliotecas municipais objetos de estudo, aderentes a proposta,  para subsidiar elaboração de um plano de melhoria baseado na proposta da IFLA e da lei 12.244/10. Justifica-se pela necessidade de avançar em práticas e políticas públicas que fomentam a qualidade da educação e pela existência de um estudo preliminar realizado em 2006. O estudo caracteriza-se como qualitativo, indutivo e utiliza como instrumentos de intervenção questionário e entrevistas semi-estruturados e observação. Resultou na identificação de pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidade.

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Biografia do Autor

  • Viviane Vahldick
    Graduação em Normal Superior em Series Iniciais e Complementação em Educação Infantil (UNIASSELVI). Especialista em Alfabetização e Literatura Infantil (ICPG) e Pós-graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares (UFSC).
  • William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professor do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Engenharia da Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Karpinski, Universidade Federal da Integração Latino
    Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2002), mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006-2011). Foi servidor técnico administrativo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná entre os anos e 2002 e 2012, atuando na Biblioteca Central do Campus de Toledo-PR, onde foi Chefe da Seção de Serviços Técnicos e Informática por 3 anos, e no Centro de Documentação e Pesquisa sobre o Oeste Paranaense (CEPEDAL) no Campus de Marechal Cândido Rondon. É professor Adjunto II na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), sediada na cidade de Foz do Iguaçu-PR e atualmente está em Colaboração Técnica no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em Florianópolis. Foi Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Sul, Gestão 2012-2014. Suas pesquisas se concentram em História nas interfaces Meio Ambiente, Rios, Paisagens, Hidrelétricas, História Oral, e em Ciência da Informação nas interfaces Memória Social, Arquivos (Documentos Históricos, Fontes Orais, Fotografias e Manuscritos - Paleografia), Patrimônio, História dos Arquivos e Bibliotecas, Informação e Movimentos sociais, Ciência da Informação e Interdisciplinaridade,
  • Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora Adjunta II, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC. Possui doutorado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Mestrado em Administração ? UFSC (1999) e Graduação em Biblioteconomia UFSC (1997). Vice Líder do Grupo de Pesquisa do Instituto de Pesquisa Biblion. Desenvolve estudos em Gestão de Unidades de Informação, Estudos de Usuários, Marketing em Unidades de Informação, Competências profissionais e Gestão de Pessoas. Compõe o BASIs, Banco de Avaliadores do INEP/MEC, atuando em avaliações de cursos na educação superior, desde 2006

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Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diagnóstico para melhoria contínua nas Bibliotecas Escolares do município de Indaial/SC. (2017). Biblioteca Escolar Em Revista, 5(2), 43-59. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2017.112937