Políticas públicas para a biblioteca escolar e o fortalecimento da identidade regional brasileira: as contribuições do PNBE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.130399

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Políticas Públicas, Programa Nacional Biblioteca da Escola

Resumo

A biblioteca escolar enquanto instrumento potencial de transformação e desenvolvimento social, só pode ser efetiva quando são estabelecidas políticas públicas para a sua manutenção. O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), estabeleceu-se como uma política que visa subsidiar às bibliotecas escolares, acervos que tornem possível a sua eficácia. Caracterizado por selecionar e distribuir acervos de obras literárias, obras de atualização e de fomento à leitura, é portanto, o único recurso de composição e atualização das coleções para a grande maioria das bibliotecas escolares da rede pública de ensino. Os critérios do PNBE estabelecidos anualmente defendem assim, uma diversidade textual e temática das obras selecionadas, visando representar por meio das coleções o multifacetamento da sociedade brasileira. Buscou-se assim, verificar se o PNBE tem contribuído para a construção da identidade regional brasileira por meio dos acervos selecionados e distribuídos para as bibliotecas escolares. A pesquisa de caráter exploratório, utilizou-se do método descritivo, comparativo e qualitativo com o uso da análise de conteúdo, buscando contemplar toda a complexidade do programa. Através da pesquisa documental, por meio dos documentos oficiais do programa, os dados foram coletados. A partir dos dados percebeu-se que há uma boa distribuição entre obras nacionais e internacionais, clássicos, contemporâneos e gerais. Dentre as obras que representam a cultura regional há a predominância de contextos urbanos e da região sudeste, ainda que estes sejam diversificados quanto a diversidade cultural que os compõe. São necessários outros estudos para aprofundar as percepções, e percebe-se que o caminho para a mudança da realidade da biblioteca escolar ainda é longo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ada Miriam Cabral, Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF
    Graduanda em Biblioteconomia e pós-graduanda em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias pelo Instituto de Ensino Superior da FUNLEC. Possui como objeto de estudo as bibliotecas escolares e as respectivas políticas públicas para o livro, a leitura e as bibliotecas.
  • Rodrigo Pereira, Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Professional Self COACH pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação e do Conhecimento. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.

Downloads

Publicado

2018-10-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Políticas públicas para a biblioteca escolar e o fortalecimento da identidade regional brasileira: as contribuições do PNBE. (2018). Biblioteca Escolar Em Revista, 6(1), 18-42. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.130399