A contribuição da biblioteca escolar na formação de leitores enfocando o desenvolvimento individual e organizacional

Autores

  • Elaine da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106608

Palavras-chave:

Formação de leitores. Biblioteca escolar. Leitura como elemento para o desenvolvimento social. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Alfabetismo funcional.

Resumo

Discute a importância da leitura e da formação de leitores para o desenvolvimento da sociedade, considerando que a leitura é elemento essencial na formação de cidadãos competentes em informação, capazes de posicionar-se com autonomia e criticidade diante de situações e perspectivas sociais. Nesse contexto analisa o papel das bibliotecas escolares posto que, muitas vezes, caracterizam a primeira instituição voltada à leitura a que muitos têm ou deveriam ter contato no início da formação escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
    Doutoranda e Mestre em  Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp.

Downloads

Publicado

2015-04-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A contribuição da biblioteca escolar na formação de leitores enfocando o desenvolvimento individual e organizacional. (2015). Biblioteca Escolar Em Revista, 3(2), 15-30. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106608