Políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais sob a ótica da responsabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.110279Palavras-chave:
Políticas Públicas, Responsabilidade Social, LeituraResumo
A descoberta da imprensa possibilitou o acesso a obras literárias e à informação, antes restritas aos detentores do poder, como ordens religiosas, reis ou nobres. Entretanto, os altos índices de analfabetismo ainda eram uma barreira para que cada vez mais pessoas tivessem acesso à informação. Até meados do século XX, metade da população brasileira ainda era analfabeta, mas o estabelecimento de políticas públicas e ações da iniciativa privada contribuíram para mudar esta realidade. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo discorrer sobre políticas públicas e ações de incentivo à leitura promovidas por organizações empresariais, no âmbito de suas estratégias de responsabilidade social, que contribuíram para a mudança dessa realidade. Para isso, por meio de uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, elaboramos uma revisão da literatura com o objetivo de apresentar as políticas públicas voltadas ao incentivo à leitura, bem como, com base no ranking da Revista Fortune das maiores empresas, escolhemos as 7 empresas brasileiras constantes desse ranking para demonstrar o que elas têm feito para incentivar a leitura no Brasil. Como conclusão apontamos as ações de incentivo à leitura da iniciativa privada juntamente com as políticas públicas desenvolvidas e implementadas no Brasil e que ainda acontecem de forma muito tímida, comparadas com a realidade desta sociedade, que possui em sua grande maioria indivíduos com dificuldades e limitações para a escrita, leitura e reflexão.
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