Sobre a "unidade das lutas": a política dos movimentos e seus encontros

Autores

  • Marcela Rabello de Castro Centelhas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Palavras-chave:

unidade, movimentos sociais, encontros, experiência, política

Resumo

O esforço em unir ou articular é algo presente em quase todos os movimentos sociais do campo brasileiro, não só no universo dos congressos e Encontros, mas também nas demais modalidades de ação coletiva, como marchas e ocupações. Partindo da análise dos processos de construção e realização de dois encontros de movimentos sociais – eventos que reúnem um grande número de coletivos, movimentos, sindicatos –, procuraremos compreender como as simbologias e valores ligados à união são efetivamente agenciados, reproduzidos e transformados pelos atores em questão. Procuramos trabalhar a noção de união/unidade em sua polissemia, buscando traçar as múltiplas práticas, valores, sentimentos e grupos que ela engendra no contexto desses eventos. Acreditamos que essa reflexão pode trazer novas questões para o estudo dos movimentos sociais, ao propor que a análise da experiência política e das suas narrativas só ganha inteligibilidade ao estar associada às demais relações e esferas da vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela Rabello de Castro Centelhas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ)

Downloads

Publicado

2018-06-19

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Sobre a "unidade das lutas": a política dos movimentos e seus encontros. (2018). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 26(1), 61-85. https://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/113639