“Vende-se Pequi”: o vídeo como mediador de relações intergeracionais

Autores

  • André Luís Lopes Neves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v25i25p80-106

Palavras-chave:

Manoki, ameríndios, oficinas de vídeo, relações intergeracionais, narrativas de origem

Resumo

Esse artigo propõe explorar algumas questões que surgiram a partir do processo de elaboração do curta-metragem “Vende-se Pequi”, uma produção compartilhada entre o próprio pesquisador e indígenas do povo Manoki, realizada durante oficinas de vídeo entre 2011 e 2013. A partir da descrição dos contextos de criação e seleção de técnicas e estéticas durante a elaboração do curta-metragem, analisa-se questões suscitadas pela presença da câmera: sobretudo como se constituem as relações intergeracionais entre os Manoki, marcadas por diferentes temporalidades e potencialmente mediadas pelo vídeo nas situações geradas pela própria oficina? Ao final propõe-se uma reflexão acerca dos processos de apropriação dos recursos audiovisuais, em sentido análogo a outras incorporações de predicativos exteriores tipicamente ameríndias.

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Biografia do Autor

  • André Luís Lopes Neves, Universidade de São Paulo

    Doutorando em antropologia social (PPGAS-USP), trabalha com os povos indígenas Manoki e Myky analisando os processos de apropriação de recursos audiovisuais. Mestre em antropologia social pelo mesmo programa (2014). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela USP (2007 e 2008) e Bacharel em comunicação social pela PUC-SP (2008), com ênfase em vídeo.

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Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

“Vende-se Pequi”: o vídeo como mediador de relações intergeracionais. (2017). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 25(25), 80-106. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v25i25p80-106