“Vende-se Pequi”: o vídeo como mediador de relações intergeracionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v25i25p80-106Palavras-chave:
Manoki, ameríndios, oficinas de vídeo, relações intergeracionais, narrativas de origemResumo
Esse artigo propõe explorar algumas questões que surgiram a partir do processo de elaboração do curta-metragem “Vende-se Pequi”, uma produção compartilhada entre o próprio pesquisador e indígenas do povo Manoki, realizada durante oficinas de vídeo entre 2011 e 2013. A partir da descrição dos contextos de criação e seleção de técnicas e estéticas durante a elaboração do curta-metragem, analisa-se questões suscitadas pela presença da câmera: sobretudo como se constituem as relações intergeracionais entre os Manoki, marcadas por diferentes temporalidades e potencialmente mediadas pelo vídeo nas situações geradas pela própria oficina? Ao final propõe-se uma reflexão acerca dos processos de apropriação dos recursos audiovisuais, em sentido análogo a outras incorporações de predicativos exteriores tipicamente ameríndias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.