Dios los crea y el viento los amontona: Trânsitos afetivos de estudantes intercambistas na capital mineira

Autores

  • Antonio Augusto Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p14-32

Palavras-chave:

Intercâmbio acadêmico, Panóptico, Socialidades, Sentidos do lugar, Trajetos urbanos

Resumo

Neste artigo, busco relatar algumas experiências afetivossexuais de estudantes intercambistas em Belo Horizonte (MG). Estes/as universitários/as vêm de cidades da Argentina para estudar na capital mineira por um período de seis meses e residem nas moradias universitárias da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Pelas observações etnográficas e entrevistas, notei que a vida no intercâmbio era filtrada pela existência social das moradias, pelas relações que ali se principiavam. Neste contexto de coabitação, havia certas práticas disciplinares, uma arquitetura panóptica e um controle da entrada de visitantes, isto forçava os/as intercambistas a se envolver em trocas de objetos e favores para tornar possíveis seus encontros afetivos. A circulação de bens além de forjar uma trama de reciprocidade entre os/as residentes, também afetava os seus itinerários urbanos, conformando-os numa escassa mobilidade, circunscrita na região da Pampulha.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Augusto Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

    Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (PPGAS/UFG). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Ciências Sociais (Bacharel e Licenciado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor substituto no INHCS (Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais), Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Dios los crea y el viento los amontona: Trânsitos afetivos de estudantes intercambistas na capital mineira. (2019). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 28(1), 14-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p14-32