Desafios que as pessoas nos colocam

notas sobre patrimônio imaterial e salvaguarda a partir da patrimonialização das folias em Minas Gerais

Autores

  • Guilherme Eugênio Universidade Federal Fluminense
  • Bianca França Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p129-144

Palavras-chave:

patrimônio cultural, patrimônio imaterial, folia de reis, salvaguarda, participação

Resumo

O presente trabalho pretende discutir as possibilidades e limitações do patrimônio cultural, a partir da patrimonialização das folias em Minas Gerais. Os pesquisadores apresentam as transformações e continuidades resultantes da noção de patrimônio imaterial e, em seguida, contrastam a experiência institucional do reconhecimento das folias em Minas com desafios que lhes foram apresentados por foliões em uma pesquisa acadêmica que realizaram simultaneamente. O resultado foi uma revisão do modo como esse processo foi realizado, assim como o apontamento das demandas que se abrem frente ao registro recente e à necessidade de elaboração do plano de salvaguarda. Convidamos o/a leitor/a a uma reflexão sobre a posição mediadora e ambígua do Estado na relação com as comunidades detentores dos bens culturais, bem como sobre o papel da salvaguarda na solução de tensões trazidas pelo próprio processo de patrimonialização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Eugênio, Universidade Federal Fluminense

    Mestrando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador do Centro de Estudos Urbanos nessa mesma instituição (CEURB/UFMG). Vem desenvolvendo pesquisa sobre processos de patrimonialização de celebrações religiosas em Minas Gerais. Apresenta experiência em antropologia e sociologia urbanas, patrimônio cultural, festas religiosas e mobilidades.

  • Bianca França, Universidade Federal de Minas Gerais

    É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAN - UFMG) e bacharela em Ciências Sociais pela mesma instituição de ensino.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Desafios que as pessoas nos colocam: notas sobre patrimônio imaterial e salvaguarda a partir da patrimonialização das folias em Minas Gerais. (2019). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 28(1), 129-144. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p129-144