Uma leitura crítica dos estudos de comunidade no Brasil: apresentação ao texto de Gioconda Mussolini
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p281-285Resumo
Gioconda Mussolini nasceu em São Paulo,no Bom Retiro, em 1913, filha de um imigrante
italiano que havia chegado ao porto de Santos
em 1888. Terceira de sete irmãs, ela foi a única
que permaneceu solteira e teve acesso à educa-
ção superior. Concluída a escola normal (1932)
e após dois anos de estudos de aperfeiçoamento
no Instituto de Educação, que acabara de ser
criado por Fernando de Azevedo, em 1935 Gio-
conda foi admitida, como professora primária
comissionada, no curso de Ciências Sociais da
recém criada Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras da Universidade de São Paulo - FFCL.
Lá, foi aluna dos mestres da “Missão Francesa”
(Lévi-Strauss, Braudel, Arbousse Bastide, Mon-
beig, Magüé) e colega de Gilda de Mello e Souza
(então Moraes Rocha), Mário Wagner Vieira da
Cunha, Ruy Coelho, Décio de Almeida Prado e
Egon Schaden, entre outros.
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Publicado
2009-03-30
Edição
Seção
Especial
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Uma leitura crítica dos estudos de comunidade no Brasil: apresentação ao texto de Gioconda Mussolini. (2009). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 18(18), 281-285. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p281-285