John Blacking ou uma humanidade sonora e saudavelmente organizada

Autores

  • Elizabeth Travassos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p191-200

Resumo

John Blacking (1928-1990) integra o relati-
vamente pequeno grupo de autores de referên-
cia na etnomusicologia, e seu livro How musical
is man? (traduzido para o francês, grego, italia-
no e japonês) está entre os mais citados nesse
campo de estudos, que ele identificou, diversas
vezes, como antropologia da música1. Sua re-
percussão é ainda mais ampla, pois How musical
is man? (Blacking, 1995b [1973]) é citado tam-
bém por musicólogos como obra exemplar da
“orientação cultural” na abordagem da música
(Kerman, 1987, p. 235). Note-se que o prestí-
gio de seu autor se consolidou numa disciplina
que, apesar das origens européias, migrou para
os Estados Unidos no pós-guerra. Com a fun-
dação da Society for Ethnomusicology em 1955
e a publicação de livros como The anthropology
of music (Merriam, 1964), Theory and method
in ethnomusicology (Nettl, 1964) e The ethno-
musicologist (Hood, 1971), os pesquisadores
norte-americanos passaram a ditar os termos do
debate relevante na disciplina. John Blacking
não apenas estabeleceu na Queen’s University of
Belfast (Irlanda do Norte) um centro de forma-
ção em etnomusicologia que atraiu pesquisado-
res de todo o mundo como também participou
de modo incisivo e original dos destinos da dis-
ciplina na segunda metade do século XX.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Travassos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professora Adjunta do Departamento de Educação Musical/UFRJ
    Doutora em Antropologia Social/MN-UFRJ

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Publicado

2007-03-30

Edição

Seção

Traduções

Como Citar

John Blacking ou uma humanidade sonora e saudavelmente organizada. (2007). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 16(16), 191-200. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p191-200