Entre Largo e Praça, Matriz e Catedral: a Sé dos cartões postais paulistanos

Autores

  • Fraya Frehse Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v5i5-6p117-156

Palavras-chave:

São Paulo, virada do século XX, símbolos de modernidade, dinâmica cultural, cartão postal

Resumo

Este artigo é resultado das primeiras reflexões que venho realizando sobre o uso do cartão postal como fonte de análise antropológica, no âmbito de uma pesquisa de mestrado sobre as rupturas e continuidades culturais experienciadas pelos habitantes de São Paulo frente as transformações socioculturais por que passou a cidade a partir dos anos 1870. Num cenário de Ouro-Preto-que—vira—Paris, quais as imagens da cidade que 0 cartão postal, surgido em S50 Paulo em fins do XIX, veicula? Concebendo 0 postal como representação simbólica da constituição de toda uma dinâmica cultural que se reflete profundamente na identidade que o paulistano passou a construir em relação a sua cidade, 0 objetivo aqui é tentar entender quais as dimensões de cidade que treze imagens produzidas entre fins do XIX 6 0s anos 60 deste século sobre um local de importância histórica e social como o Largo/Praça da Sé expressam, pois que se concebe que elas sejam o modo pelo qual a São Paulo que muda de forma vertiginosa a partir da década de 1870 se vé e quer ser vista pelo “outro” distante espacial e/ou temporalmente.

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Biografia do Autor

  • Fraya Frehse, Universidade de São Paulo
    Mestranda em Antropologia Social/USP

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Publicado

1996-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Entre Largo e Praça, Matriz e Catedral: a Sé dos cartões postais paulistanos. (1996). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 5(5-6), 117-156. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v5i5-6p117-156