Uma faxina na identidade de emigrantes brasileiras

Autores

  • Soraya Fleischer Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v11i11p49-67

Palavras-chave:

emigração brasileira, trabalho doméstico, identidade social, contato ínterétnico

Resumo

O Brasil sempre foi conhecido por receber imigrantes de todo o mundo. No entanto, nas últimas três décadas, essa dinâmica tem se invertido e sua população tem procurado novas oportunidades de trabalho e renda em países do primeiro mundo. Dentre os trabalhos feitos por migrantes, caracterizados pela subqualiñcação, subremuneração e informalidade, o bausec/eaníng (limpeza de casa) é uma das ocupações preferidas pelas brasileiras. Este artigo se baseia numa etnografia realizada com 42 brasileiras que trabalham como bauru/sairem em Boston, EUA. Essas mulheres têm limpado as casas americanas há anos e, pouco a pouco, têm formado !aurmeryes (negócios) sólidos e rentáveis. A percepção que elas têm de seu trabalho influencia a maneira como se constroem enquanto migrantes e brasileiras. No cenário do boz/reo/eaníng, o contato com os americanos, com outros migrantes e com a comunidade brasileira enriquece esse processo. O artigo analisa como esse grupo constrói noções sobre a identidade social brasileira a partir do seu nicho profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Soraya Fleischer, Universidade de Brasília
    Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e pesquisadora da ONG socioambiental Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Downloads

Publicado

2003-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Uma faxina na identidade de emigrantes brasileiras. (2003). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 11(11), 49-67. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v11i11p49-67