As práticas e os cuidados relativos à saúde entre os Karipuna do Uaçá

  • Laercio Fidelis Dias Universidade de São Paulo
Palavras-chave: antropologia da saúde, narrativas, itinerário terapêutico, índios sul-americanos - Brasil.

Resumo

Este artigo analisa as práticas terapêuticas dos Karipuna da área indígena Uaçá; as representações ligadas às doenças, à saúde e os contextos em que estas representações são produzidas. O objetivo é compreender a construção do itinerário terapêutico de uma população indígena cujos elementos que constituem as suas práticas terapêuticas englobam conhecimentos biomédicos, saberes xamânicos, Católicos e evangélicos. A análise empreendida aqui é a partir dos episódios concretos de doença reconhecidos pelos próprios Karipuna e segue as diferentes escolhas terapêuticas do paciente, desde o tratamento familiar com remédios caseiros à base de ervas, passando pela consulta aos membros da família ou comunidade, até os diferentes especialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laercio Fidelis Dias, Universidade de São Paulo
Mestrando em Antropologia Social/USP, Pesquisador no NHHI - Núcleo de História Indígena e do Indigenis- mo, e no MARI- Grupo de Educação Indígena, ambos da USP.
Publicado
2000-03-30
Como Citar
Dias, L. (2000). As práticas e os cuidados relativos à saúde entre os Karipuna do Uaçá. Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 9(9), 59-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v9i9p59-72
Seção
Artigos e Ensaios