As práticas e os cuidados relativos à saúde entre os Karipuna do Uaçá

Autores

  • Laercio Fidelis Dias Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v9i9p59-72

Palavras-chave:

antropologia da saúde, narrativas, itinerário terapêutico, índios sul-americanos - Brasil.

Resumo

Este artigo analisa as práticas terapêuticas dos Karipuna da área indígena Uaçá; as representações ligadas às doenças, à saúde e os contextos em que estas representações são produzidas. O objetivo é compreender a construção do itinerário terapêutico de uma população indígena cujos elementos que constituem as suas práticas terapêuticas englobam conhecimentos biomédicos, saberes xamânicos, Católicos e evangélicos. A análise empreendida aqui é a partir dos episódios concretos de doença reconhecidos pelos próprios Karipuna e segue as diferentes escolhas terapêuticas do paciente, desde o tratamento familiar com remédios caseiros à base de ervas, passando pela consulta aos membros da família ou comunidade, até os diferentes especialistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laercio Fidelis Dias, Universidade de São Paulo
    Mestrando em Antropologia Social/USP, Pesquisador no NHHI - Núcleo de História Indígena e do Indigenis- mo, e no MARI- Grupo de Educação Indígena, ambos da USP.

Downloads

Publicado

2000-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

As práticas e os cuidados relativos à saúde entre os Karipuna do Uaçá. (2000). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 9(9), 59-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v9i9p59-72