Interview with Professor José Jorge de Carvalho

Autores

  • Ari Lima
  • Pedro Jaime

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p207-227

Resumo

Nos últimos 10 anos, o acirrado debate sobre a
justeza da implantação de políticas de ação afir-
mativa, sobretudo no que se refere às cotas para
inclusão de negros e índios nas universidades pú-
blicas estaduais e federais, evidenciou ainda mais
o nome e as ideias do professor José Jorge de Car-
valho em sua comunidade acadêmica de filiação,
a Antropologia, mas também entre várias outras
comunidades acadêmicas e no conjunto da socie-
dade. A propósito disto, em março de 2010, ele foi
indicado pela Reitoria da UnB para representá-la
na Audiência Pública sobre as ações afirmativas
nas universidades públicas, convocada pelo Su-
premo Tribunal Federal. Antes disso, no ano de
2005, o professor José Jorge de Carvalho publi-
cou Inclusão étnica e racial no Brasil: a questão
das cotas no ensino superior, obra que reúne
diversos artigos nos quais reflete sobre o sistema
de cotas, mas também sobre o lugar da raça e as
implicações do racismo na sociedade brasileira e
na dinâmica da produção de conhecimento e ocu-
pação de postos e poderes na universidade pública.
Atualmente, é docente do Departamento de An-
tropologia (DAN) da UnB e coordena o Instituto
Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no
Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de
Ciência e Tecnologia e do CNPq. O mais bre-
ve levantamento sobre a produção intelectual do
professor José Jorge de Carvalho revela uma inusi-
tada variedade de temas de estudo, uma reflexão
sempre orientada pela crítica aos pressupostos mo-
rais, estéticos e teóricos quando estes acomodam e
bloqueiam a livre expressão do pensamento, assim
como a predominância de trabalhos sobre questões
relacionadas ao negro. Esta produção evidencia
bem seu caráter e temperamento ousado, inquie-
to e o desejo de estabelecer coerência entre justas
ideias e justas ações. Nesta entrevista, ele nos fala
sobre o significado das cotas no ensino superior e
sobre a negação das mesmas entre segmentos mi-
noritários, porém empoderados, da sociedade bra-
sileira e entre seus próprios colegas de disciplina.
Trata também das relações entre a Antropologia
e os estudos culturais, o paradigma pós-colonial e
os subaltern studies, bem como dos desafios que
enxerga para a Antropologia praticada no Brasil
no contexto de um mundo cada vez mais trans-
nacional. Revela-se, sobretudo, um antropólogo
comprometido com a disciplina e, talvez por isso
mesmo, um crítico feroz dos limites da mesma.

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Publicado

2010-03-30

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Interview with Professor José Jorge de Carvalho. (2010). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 19(19), 207-227. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p207-227