Nhanhembo’é: infância, educação e religião entre os Guarani de M’Biguaçu, SC
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p75-89Palavras-chave:
antropologia da educação e da infância, ensino-aprendizagem, “valorização da tradição”.Resumo
Este artigo tematiza a participaçãodas crianças no processo de “valorização da tradi-
ção” na Aldeia Guarani M’Biguaçu, SC. A partir
de uma abordagem etnográfica, discorro sobre a sua
atuação nas rezas, no coral e na escola, três espaços
considerados fundamentais neste processo. Com
base nos pressupostos recentes da Antropologia da
Educação e da Infância, mostro que a construção da
Opÿ (casa de rezas Guarani), e mais especificamen-
te, a formação do coral e a implantação da escola
revelam uma intenção pedagógica das lideranças na
organização de espaços de ensino-aprendizagem da
“tradição” voltados para a educação das crianças.
Além disso, demonstro que a participação das crian-
ças nesses contextos está pautada numa noção de
educação que concebe o ensinar (mbo’é) e o apren-
der (nhanhembo’é) como ações que se constituem
mutuamente, de modo que tanto aquele que ensina
como aquele que aprende são considerados sujeitos
atuantes no ensino-aprendizagem.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-03-30
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Nhanhembo’é: infância, educação e religião entre os Guarani de M’Biguaçu, SC. (2005). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 13(13), 75-89. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p75-89