Chamada de trabalhos - Edição Especial "Covid-19 e os campos da antropologia"

2020-04-14

Cadernos de Campo é uma revista dedicada ao campo da Antropologia e editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, Brasil. A revista é indexada em bases de dados internacionais e conta com corpo editorial de antropólogos de todo o mundo. É uma publicação semestral, em formato open access e com processo de avaliação às cegas pelos pares.

Gostaríamos de convidar a todas para apresentarem contribuições em formato de relatos curtos para o próximo número refletindo sobre os efeitos da Covid-19 sobre as diversas experiências de pesquisa. Os textos comporão uma seção especial do número 29, destinada a relatos de campo e informes breves.

Interessa-nos particularmente discussões que sobre os processos de tomada de decisão, sobre grupos vulneráveis (populações indígenas, rurais, imigrantes não documentos, pobres, populações em situação de cárcere, população de rua, mulheres e crianças, velhos, minorias étnicas e religiosas). Interessa-nos também pensar formas de resistência e recusa ao saber científico e às questões voltadas à saúde pública, bem como as orientações morais que organizam a experiência de pandemia e de crise no contexto contemporâneo global. Espera-se que as colaborações cubram variadas áreas geográficas, na América Latina e no exterior.

Os textos devem ser originais e inéditos, não tendo sido submetidos a publicações anteriores, sejam online ou impressas.

Submissões podem ser feitas em inglês, espanhol e português.

As submissões devem ser escritas em linguagem acessível, adequada a leitores de múltiplas formações.  Os devem contar com introdução, apresentação do caso e análise frente à literatura adequada e referências. O tamanho do texto deve ser entre 2000 e 3000 palavras entre a introdução e referências (não serão contabilizados elementos obrigatórios como título, resumo, título e resumos traduzidos e palavras-chave).

Os textos devem adequar-se às normas da revista e aos princípios éticos do trabalho antropológico.

As submissões devem ser feitas através do sistema eletrônico da revista, em www.revistas.usp.br/cadernosdecampo até 31 de maio de 2020. Os textos selecionados e aprovados serão publicados no número de junho da revista.Slide11.JPG