Relendo Walter Benjamin: etnografia da música, disco e inconsciente auditivo

Autores

  • André-Kees de Moraes Schouten Universidade de São Paulo
  • Giovanni Cirino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p101-114

Palavras-chave:

teoria crítica e etnografia da música, reprodução técnica da música (disco), medium de percepção contemporâneo, inconsciente auditivo.

Resumo

Conforme Walter Benjamin apontou
em seu ensaio “A obra de arte na era da sua reprodu-
tibilidade técnica”, diante das modernas técnicas de
reprodução a arte vê-se destituída de sua aura, fun-
damento de sua autenticidade. Para o autor, só seria
possível mostrar as condições sociais de tal decadên-
cia entendendo-a não como perda de importância
da arte no mundo moderno, mas sim como alte-
rações no medium de percepção contemporâneo.
Tratando do cinema e da fotografia, diz Benjamin
que a reprodução técnica tanto autonomiza a arte
de sua existência no ritual, inserido-a agora numa
práxis política, como as obras que reproduz permi-
tem acessar o inconsciente óptico da sociedade mo-
derna. Partindo das sugestivas idéias deste autor, e
tomando como objeto de reflexão o disco, procura-
mos nesse trabalho explorar algumas possibilidades
de tratamento etnográfico do material fonográfico
no âmbito de uma etnografia da música, procuran-
do neste material algo além de sua capacidade de
testar hipóteses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André-Kees de Moraes Schouten, Universidade de São Paulo
    Mestrando em Antropologia Social pela FFLCH/
    USP, membro do Núcleo de Antropologia da
    Performance e do Drama (NAPEDRA/USP) e
    bolsista FAPESP.

  • Giovanni Cirino, Universidade de São Paulo
    Mestrando em Antropologia Social pela FFLCH/
    USP, membro do Núcleo de Antropologia da
    Performance e do Drama (NAPEDRA/USP) e
    membro do Grupo de Som e Música em Antro-
    pologia (SOMA/USP).

Downloads

Publicado

2005-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Relendo Walter Benjamin: etnografia da música, disco e inconsciente auditivo. (2005). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 13(13), 101-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p101-114