Ambigüidade e estilística do grotesco no discurso visual da publicidade

Autores

  • Angie Biondi Figueira de Abreu Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.64870

Palavras-chave:

ambigüidade, grotesco, discurso visual, publicidade.

Resumo

Este texto observa os recursos visuais que caracterizam o grotesco enquanto um tema na publicidade. A articulação entre elementos plásticos e figurativos propõe uma espécie de “construção ficcional” do grotesco que toma a personificação como uma estratégia discursiva. A condição de ambigüidade entre o que pertence ao domínio do humano e do inanimado destaca-se como aspecto necessário ao investimento expressivo dos personagens em um conjunto de operações retóricas que, ao mesmo tempo, caracteriza a inversão de estatutos e convoca um modo próprio de se defrontar com este tipo de mensagem.

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Biografia do Autor

  • Angie Biondi Figueira de Abreu, Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Comunicação
    Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora vinculada ao GRAFO- Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia-Faculdade de Comunicação/UFBA.

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Publicado

2007-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ambigüidade e estilística do grotesco no discurso visual da publicidade. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.64870