A linguagem metafórica da música na constituição do ethos

Autores

  • Jacira Freitas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i36p105-124

Palavras-chave:

Rousseau, Música, Linguagem, Ethos

Resumo

O autor da Carta sobre a Música Francesa não é comumente estudado, entre nós, a partir do interesse filosófico suscitado pela música. No entanto, essa área jamais deixou de fazer parte de suas preocupações intelectuais. Em meados do século XX, a tradição crítica de estudos rousseaunianos traz à luz alguns dos escritos sobre a música e recoloca o problema da inserção da música no conjunto da obra. A discussão a nortear o texto aqui apresentado se propõe a determinar se, e em que medida, o pensamento de Platão sobre a música poderia ter sido uma fonte de inspiração para a elaboração da noção de música presente no pensamento de J.-J. Rousseau. Minha hipótese é que o pensamento de Rousseau sobre a música está impregnado pela visão de mundo grega. Nele, a noção de música adquire uma configuração muito próxima àquela da mousiké dos antigos, já que não se restringe a um mero fenômeno perceptível pela audição, mas se define por sua articulação com o ethos, transmutando-se num princípio capaz de dar sustentação tanto às suas teorias musicais quanto ético-políticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARISTÓTELES. Política. Tradução, introdução e notas M. da Gama Cury. Brasília : Editora da UnB, 1997.
BACZKO, Bronislaw. Rousseau: solitude et communauté. Tradução do polonês por Claire Brendel-Lamnhout. Paris: Mouton, La Haye, 1974.
CORREA, Paulo da Cunha. Harmonia : mito e música na Grécia antiga. São Paulo: Humanitas, 2003.
DELON, Michel. L’idée de énergie au tournant des lumières. Paris: P.U.F., 1988.
DERRIDA, Jacques. Grammatologia. Tradução: Miriam Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Ed. Perspectiva/Editora Universidade de São Paulo, 1973.
DUCLOS, M. Comentários à Grammaire Génerale et Raisonée de Port-Royal de Arnaud e Lancelot. Genebra: Slatkine, Reprints 1993.
EIGELDINGER, M. Jean-Jacques Rousseau et la Realité de l'Imaginaire. Neuchâtel: Ed. la Baconnière, 1962.
FUBINI, Enrico. La estética musical desde La Antigüedad hasta El siglo XX. Tradução C. G. Perez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial, 1997.
GOBRAY, Ivan. Vocabulário Grego da Filosofia. Tradução: Ivone C.Benedetti; revisão técnica: Jacira de Freitas;caracteres gregos e transliteração do grego: Zélia de Almeida Cardoso. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
GOLDSCHMIDT, Victor. Antropologie et Politique - Les Principes du système de Rousseau. Paris: J. Vrin, 1974.
GOLDSCHMIDT, Victor. “Le problème de la civilization chez Rousseau”. In Manuscrito, Vol. III, nº 2, abril de 1980, pp. 93-126.
JAEGER, Werner. Paidéia : a formação do homem grego. Tradução : Arthur M. Parreira ; adaptação do texto para a edição brasileira Mônica Stahel M. Da Silva ; revisão do texto grego Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
LIPPMAN, Edward. A. Musical thought in Ancient Greece. New York: Da Capo Press, 1975.
MOUTSOPOULOS, Evanghelos. La musique dans l’ouvre de Platon. 2ª ed., Paris: P.U.F., 1989.
PLATÃO. A República. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.
PLATÃO. “Fedro”. In: Diálogos III. Tradução, introdução e notas LledóIñigo. Madrid: Editorial Gredos, 1988.
::: Cadernos de ética e filosofia política | Número 36 | Página 124 :::
PLATÃO. “Timeu”. In: Diálogos VI. Tradução, introdução e notas Francisco Lisi. Madrid: Editorial Gredos, 1992.
PRADO JR.. Bento. A retórica de Rousseau. São Paulo: CosacNaify, 2008
REALE, Giovani e ANTISERI, Dario. História da Filosofia Antiga. Antiguidade e Idade Média. Volume 1. 3ª ed. São Paulo: Paulus, 1990.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres Complètes. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de Musique. In: Oeuvres Complètes, Col. de la Pléiade, Volume V, 1995a.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995 b.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a Origem das Línguas. In Coleção Os Pensadores. Tradução de Lourdes Santos Machado; introdução e notas Paul Arbousse Bastide e Lourival Gomes Machado. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
STAROBINSKI, Jean. Apresentação e notas ao “Essai sur l’origine des langues”. Oeuvres Complètes. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1995.
TATON, René. La cienciaantigua y medieval (de los origines a 1450). Barcelona: Ediciones Destino, 1985, 2ª ed. Título original: La scienceantique et médiévale (Des origines à 1450).
TOMÁS, Lia. Ouvir o Logos: música e filosofia. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Edição

Seção

Dossiê - Leituras do Iluminismo

Como Citar

A linguagem metafórica da música na constituição do ethos. (2020). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(36), 105-124. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i36p105-124