Canjerê Ibaô: o inventário participativo de patrimônio cultural, a comunidade e as africanidades

Autores

  • Alessandra Regina Gama Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Gioás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i28p163-189

Palavras-chave:

Inventário participativo., Cultura afro-brasileira., Memória social

Resumo

As considerações deste artigo resultam de uma investigação que se propôs acompanhar o processo de uma experiência local, defendida na dissertação de mestrado “Canjerê: uma performance cartográfica em patrimônio cultural, educação e africanidades”, realizada pelo Programa de Pós-Graduação Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. O movimento desta pesquisa considera o inventário participativo como um processo colaborativo  e propositivo no campo das expressividades culturais negras, tecendo reflexões sobre as hostilidades sociais que afetam as singularidades de cultura e memória centradas nas africanidades e como a perspectiva da Ecologia de Saberes pode contribuir para a produção de conhecimentos, numa perspectiva justa e equilibrada de saberes no campo patrimonial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Regina Gama, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Gioás, Brasil

    Doutoranda em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Bolsista Capes – PPGEd). Licenciatura plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Coeditora e mentora de projetos da plataforma web NoBrasil.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Canjerê Ibaô: o inventário participativo de patrimônio cultural, a comunidade e as africanidades. (2019). Revista CPC, 14(28), 163-189. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i28p163-189