O PRAZER DO SUICÍDIO COMO PERFORMANCE DO SUJEITO EM BARTHES

Autores

  • Rodrigo Ielpo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep62-67

Palavras-chave:

Barthes, Performance, Máscara, Morte do autor.

Resumo

Em seu Roland Barthes par Roland Barthes, o crítico exorta seu leitor a considerar o que será lido como “dito por um personagem de romance”. Espalhando os signos desse deslocamento ao longo de todo o livro, Barthes evoca novamente a relação entre escritura e desaparecimento do sujeito, desenvolvida anos antes em seu “La mort de l’auteur”. O que este artigo pretende explorar é de que modo, ao acusar a fissura como posição ontológica do sujeito, Barthes radicaliza a noção de um “eu disperso” para chegar à formulação de um eu como performance.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ielpo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professor de Literatura Francesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Ielpo, R. (2015). O PRAZER DO SUICÍDIO COMO PERFORMANCE DO SUJEITO EM BARTHES. Revista Criação & Crítica, (spe), 62-67. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep62-67