Um estrangeiro de mim mesmo: a identidade fragmentada em Berkeley em Bellagio, de João Gilberto Noll

Autores

  • Ânderson Martins Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Ariane Avila Neto de Farias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i17p105-118

Palavras-chave:

autoficção, identidade contemporânea, escrita de si

Resumo

A literatura contemporânea vem expondo cada vez mais o “eu”, trazendo à tona a figura externa do autor, que há muito havia sido morta por pesquisadores estruturalistas. Para alguns teóricos, tais textos vão ser denominados “autoficção”. O presente trabalho busca discutir o romance de João Gilberto Noll, Berkeley em Bellagio (2002) a partir das noções acerca desse sujeito fragmentado apresentadas pelo gênero autoficcional.  Pesquisadores como Diana Klinger defendem que, ao trazer relatos em primeira pessoa, a autoficção, ao mesmo tempo em que parece atender a demanda de um sujeito narcisista, demonstra o desmoronamento da concepção de um sujeito pleno. Tomando por pressuposto a relação da dicotomia “eu” e “outro”, acredita-se que, para a obra aqui analisada, a única forma de se sentir inteiro é abraçar o outro e renegar uma visão fixa de si mesmo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ânderson Martins Pereira, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Licenciatura em letras pela Universidade Federal do Pampa (2012) e especialização em Linguagem e Docência (2014), pela mesma instituição. Atualmente é Mestrando do programa de literatura comparada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando principalmente nos seguintes temas: Utopia, Distopia, transumanidade, pós-modernidade e pós-humanidade.
  • Ariane Avila Neto de Farias, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Licenciatura em Letras-Habilitação potuguês/inglês pela Universidade Federal do Pampa (2011) e especialização em Literatura em Língua Inglesa pela Universidade Cidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor mestranda no programa de literatura comparada na Universidade Federal de Pelotas, bolsista do Inglês sem Fronteira da Universidade Federal do Pampa, assistente em administração da mesma instituição e membro de comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

COSTA PINTO, Manuel da. João Gilberto Noll. In: COSTA PINTO, Manuel da Literatura brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2004.p. 118-120

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro; o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiro para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

NOLL, João Gilberto. Berkeley em Bellagio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

_______________. Lorde. Rio de Janeiro: Recorde, 2014.

OLIVEIRA, Marcos. “Nós, poetas de nossas vidas?: desejo, homoafetividade e sujeito pós-moderno em Berkeley em Bellagio, de João Gilberto Noll”, Vivência, Natal, v. 1, n.37, p. 91-103, 2011.

TREFZGER, Fabíola Simão Padilha. “Autoficção: entre o espetáculo e o espetacular”. In: XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, Anais do XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, Campina Grande. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2013. v. 1. p. 1-9, 2013.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um estrangeiro de mim mesmo: a identidade fragmentada em Berkeley em Bellagio, de João Gilberto Noll. (2016). Revista Criação & Crítica, 17, 105-118. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i17p105-118