A Imagem do pai em Lavoura Arcaica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i2p44-53Palavras-chave:
Pai, Filho, Imagem.Resumo
A intenção deste trabalho é discutir algumas das construções das imagens do pai e do filho, a partir do romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, no filme homônimo LavourArcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho. Para tanto, valemo-nos de alguns conceitos da psicanálise de Freud e de Lacan a respeito da idéia de ‘pai’. E, perpassando por alguns destes conceitos para o romance, tentamos entender como o desejo do filho se dá através do desejo do pai, constituindo-se esse desejo um elemento organizador da obra. Em outro aspecto, estudamos como as imagens do pai e do filho foram traduzidas nofilme homônimo LavourArcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, em determinados planos, por meio dos movimentos de câmera, numa espécie de edificação e destruição das personagens, e também como algumas imagens bíblicas podem ter sido inscritas no filme através de uma aproximação com uma pintura de Caravaggio. Nas duas obras, em algum momento, os sentidos em torno das relações parentais estabelecidas são tão trabalhados, bem escritos, posicionados com esmero ao longo dos dois discursos, que passam a ser extravasados e há um retorno à forma que subjaz o sagrado, à essência da idéia de autoridade, à estrutura da hierarquia em si.Downloads
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