Calvina... ou Calvino? Menina ou Menino?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v440i6p58-73Palavras-chave:
Literatura infanto-juvenil, Carlo Frabetti, estética da recepção, impacto da leitura, identificação.Resumo
O presente artigo analisa o impacto da leitura de Calvina (literatura infanto-juvenil), de Carlo Frabetti, a partir de alguns postulados da estética da recepção. Partindo da distinção das obras literárias entre as que influenciam concretamente o leitor e as que se propõem apenas a divertir, analisa-se as possibilidades de influenciar e divertir, do impacto individual e coletivo da leitura, da progressão e da regressão do leitor a partir de sua identificação com os personagens da obra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).