O Lobo da Estepe: uma escritura selvagem

Autores

  • Gabrielle da Silva Forster Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p111-127

Palavras-chave:

O lobo da estepe, escritura selvagem, dialogismo bakhtiniano.

Resumo

Ao reconhecer que O lobo da estepe, de Hermann Hesse, é uma obra que se propõe a deslegitimar o senso comum e, consequentemente, a ampliar a percepção usual do leitor, o presente artigo visa mostrar que a possibilidade de fazê-lo não reside no efeito de estranhamento provocado pela trama, mas no arranjo estrutural da obra, na sua escritura selvagem, capaz de percorrer caminhos inabituais ao potencializar o embate entre visões de mundo, desmistificando assim a noção usual do que se considera o indomesticado no homem. Para isso, parte-se de duas concepções explícitas no romance: uma de sujeito e a outra de representação, com o intuito de mostrar que é na esteira destas noções que a obra se constrói e pode, a partir da elaboração estética destas ao longo de todo o texto, desestabilizar a compreensão trivial na abertura proposta pelo diálogo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabrielle da Silva Forster, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutoranda em Estudos Literários - Universidade Federal de Santa Maria;  Mestre em História da Literatura - Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Lobo da Estepe: uma escritura selvagem. (2012). Revista Criação & Crítica, 9, 111-127. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p111-127