O autoarquivamento do autor em seus álbuns – Guimarães Rosa e a Crítica Literária

Autores

  • Mônica Gama

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i12p135-149

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Autorrepresentação autoral, Crítica literária, Campo Literário, Arquivo

Resumo

Singular em relação ao nome próprio em geral, o nome de um autor permite que se faça referência ao indivíduo (João Guimarães Rosa, nascido em Cordisburgo, médico, diplomata, pessoa observadora e contínuo anotador, dentre outros), anterior à obra, e ao discurso presente na obra. Na crítica literária acerca da obra de Guimarães Rosa, sobretudo sobre sua obra de estreia, Sagarana, indicam-se as primeiras condutas autorais, assim como as percepções dessas condutas pelos leitores e críticos. Este artigo propõe a observação da autorrepresentação Guimarães Rosa a partir da constituição de seu nome e de sua circulação registradas em textos publicados em periódicos colecionados em álbuns pelo escritor.

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Biografia do Autor

  • Mônica Gama
    Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gama, M. (2014). O autoarquivamento do autor em seus álbuns – Guimarães Rosa e a Crítica Literária. Revista Criação & Crítica, 12, 135-149. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i12p135-149