TRABALHAR A LINGUAGEM DA LOUCURA: A ESCRITA ACIDENTADA DE RODRIGO DE SOUZA LEÃO

Autores

  • Aline Leal Barbosa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p4-20

Palavras-chave:

Loucura, linguagem, real, verdade

Resumo

Há uma suspeita antiga de que a linguagem pressuporia um duplo, que seria de fato a traição do que ela diz. A voz do louco, do esquizofrênico, operaria justamente na revelação desta fratura, enunciando uma linguagem passível de materializar a sua própria fratura. Com uma fala marcada pelo embaralhamento dos registros, caducam-se as linhas demarcatórias das identificações, dos conceitos, da realidade e das alucinações, ampliando o regime de verdades.  Em seu caráter dissociativo, essa voz é promotora do real, uma vocação semelhante àquela da arte. Neste artigo, pretendemos pensar essas questões em relação à obra ainda pouco estudada de Rodrigo de Souza Leão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Leal Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Mestre em Literatura Cultura e Contemporaneidade com a dissertação "Literatura em Tempos Expressos" e doutoranda no mesmo curso com pesquisa sobre o autor Rodrigo de Souza Leão. Bolsista do CNPq na PUC-Rio e atualmente bolsista PDSE-Capes.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Barbosa, A. L. (2014). TRABALHAR A LINGUAGEM DA LOUCURA: A ESCRITA ACIDENTADA DE RODRIGO DE SOUZA LEÃO. Revista Criação & Crítica, 13, 4-20. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p4-20